Notícias



Tecnologia

Ônibus terão verificação facial para controlar passagens na Região Metropolitana

Em até cinco meses, o novo sistema deve operar em 1,7 mil linhas da Grande Porto Alegre

03/01/2014 - 05h07min

Atualizada em: 03/01/2014 - 05h07min


As empresas de transporte coletivo da Região Metropolitana de Porto Alegre desembolsaram R$ 60 milhões em uma nova tecnologia de reconhecimento facial nos ônibus e mandam um alerta aos seus mais de 500 mil usuários de 32 municípios: quem fraudar os benefícios ficará sem descontos.

Em até cinco meses, o novo sistema deve operar em 1,7 mil linhas para identificar os usuários que repassam a carteirinha com abatimento para terceiros.

O aviso é dirigido a estudantes, idosos, portadores de deficiência e cerca de 100 mil contemplados com o Passe Livre Estudantil.

As novas catracas, chamadas de validadores, vão registrar os rostos de todas as pessoas que utilizam os cartões. No final do dia, quando o coletivo estacionar na garagem da empresa, um arquivo será gerado e transmitido para um sistema de controle que avisará, automaticamente, possíveis diferenças entre as imagens de quem utilizou o benefício e a foto do titular do cartão. Se for comprovada a irregularidade, ele será advertido. Persistindo o problema, o beneficiário terá o desconto cancelado.

- É transparência e controle eficientes. Optamos pela fotografia por dois motivos: primeiro, fica o registro; segundo, evitamos um eventual transtorno dentro do veículo, na frente do cobrador. Em um sistema digital, por exemplo, o bloqueio de passagem pode gerar um bate-boca desnecessário - explica o diretor-geral da Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros (ATM), Érico Michels.

Não é necessário nenhum recadastramento. Para dar conta do novo serviço, até 12 pessoas devem ser contratadas para se juntar às 30 que hoje trabalham na central de monitoramento da ATM. A tecnologia facilitará ainda a gestão da integração do bilhete único, já que todas as linhas serão acompanhadas em tempo real.

Empresa diz que a eficácia é de 99%

O reconhecimento facial está presente hoje em ônibus de Belo Horizonte (MG), Salvador (BA) e Teresina (PI). De acordo com Júlio Grillo, gerente de negócios da Tacom, empresa mineira que desenvolve o sistema, a eficiência no combate às fraudes é quase completa:

- Nas cidades implantadas, temos uma redução muito significativa. Se não é de 100%, o controle atinge 99%. Ele é muito importante, pois, do contrário, há um desequilíbrio no sistema que afeta as finanças do negócio como um todo.

Os validadores também serão interativos e tomarão iniciativas como parabenizar o passageiro no dia do seu aniversário e promover pesquisas de satisfação. Ainda não há previsão de funcionamento em Porto Alegre.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias