Copa 2014 - Liga dos Fanáticos



Ele acredita

Alcindo: "o Brasil é favorito, os jogadores compreenderam que o futebol é participativo"

Ex-jogador da Seleção em 1966, que estará na exposição da Taça Fifa em Porto Alegre, neste final de semana, acredita que time de Felipão está preparado para levar o Hexa

23/04/2014 - 18h33min

Atualizada em: 23/04/2014 - 18h33min


Rodrigo Müzell
Rodrigo Müzell
Enviar E-mail
Alcindo Martha de Freitas, ex-centroavante gremista jogou na Copa da Inglaterra, em 1966.

Em todas as capitais brasileiras, a exposição da Taça Fifa terá a presença de um campeão mundial acompanhado de um grande nome do futebol local. Em Porto Alegre, no próximo final de semana (dias 26 e 27 de abril) o Gre-Nal está garantido: Dunga, capitão do Tetra será acompanhado por Alcindo Martha de Freitas, ex-centroavante gremista que esteve na Copa da Inglaterra, em 1966.

Alcindo chegou a ser convocado, mas só não foi para o Tri, em 1970, porque estava lesionado - mas no joelho, porque o Bugre Xucro garante: jamais teve qualquer lesão muscular.

- Todos tiveram: o Pelé, o Garrincha, agora o Neymar e o Messi. Os médicos sempre se surpreenderam que a minha musculatura era muito forte. Aí estourava nas articulações - lembra.

O jogador bateu um papo com Zero Hora sobre os Mundiais. Confira os principais trechos.

ZH - Neymar está lesionado e para por três semanas. Ele volta no mesmo ritmo?

Alcindo - O ritmo que ele tinha que entrosar ele já entrosou. Para ele é mais fácil, sabe com quem vai jogar, como vão enfiar a bola para ele. Não vai ter problema.

ZH - Para o Neymar faz muita diferença jogar com ou sem o Fred?

Alcindo - Para ele não, porque ele incorporou o que o Felipão pediu a ele, fala em treinos e jogos. Para ele não vai ter problema. Agora, o Brasil precisa de um centroavante: o Fred não voltou bem.

ZH - Muita gente critica a seleção de 66 por ter convocado muitos jogadores. Foi esse o problema?

Alcindo - Quando a gente perde, dá motivo para muitos comentários. Erraram hoje porque nós perdemos. Se tivesse ganho estava tudo certo "temos de convocar 46 porque tem de testar". Na minha opinião, o Brasil se atrasou muito, jogamos com uma equipe velha. Em 1966 com uma equipe de 1958, então o Brasil não se preocupou em renovar.

ZH - E já começava uma mudança na preparação física dos adversários.

Alcindo - Exatamente. E em 1970 ouve a renovação, então ganhamos. Ficaram poucos jogadores de 1966: Pelé, Tostão... Inclusive, eu fui convocado em 70, só que me convocaram num dia e desconvocaram no outro, pra tu veres como era na época. Me convocaram só que eu estava lesionado, aí o Grêmio avisou a CBD da época: "o Alcindo faz um mês que não joga". Então desistiram. Era assim, ninguém sabia muito.

ZH - Agora a Seleção é mais nova.

Alcindo - Exatamente. Perdemos em 1966, mas ganhamos na largada. Mas o time era velho. Nosso ataque era Pelé, Garrincha, eu, Gérson, Amarildo. Como íamos perder com uma Seleção dessas, em que todos eram craques renomados? Tínhamos de ganhar, na teoria, mas na prática encontramos uns gringos bem fisicamente. Passaram por cima dos nossos nomes.

ZH - O Brasil tem mais chance agora?

Alcindo - O Brasil é favorito. Até pode perder, porque o futebol tem dessas coisas, mas está consolidado. Tem um bom goleiro, uma defesa muito sólida e confiante, um meio de campo criativo e um ataque muito bom. Quem consegue, numa seleção, atingir esse estágio é favorito. A Argentina tem bons jogadores, a Espanha já mostrou que tem um jogo de toque de bola. Mas o Brasil apertou e tu viu o que houve. É que o Felipão incutiu na cabeça desse pessoal que o futebol é participativo, não é só fazer uma função no campo. Tem que fazer duas, três, às vezes. Os jogadores compreenderam. Estou muito satisfeito e otimista.

 

A Taça em Porto Alegre

Além da visita à taça, o evento terá outras atrações como um filme sobre a história dos Mundiais. Na área externa, o público poderá assistir a apresentações de danças e de atletas de futebol freestyle, que fazem malabarismos com a bola.

Data: 26 e 27 de abril

Local: BarraShoppingSul

Endereço: Avenida Diário de Notícias, 300 - Cristal

Horário: 9h às 21h

Como se inscrever

Para ver a Taça, é preciso participar de uma promoção da Coca-Cola, patrocinadora da Copa de 2014.

- Comprar um pack promocional da visita com quatro unidades de Coca-Cola 2 litros nos supermercados Big, Nacional e Rissul da Região Metropolitana.

- Com o cupom fiscal, retira-se um vale-ingresso que dá permite agendar dia e horário da visita no site da Coca Cola.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias