Vida e Estilo



De olho na vacinação

Após reação de criança à vacina da gripe, especialistas atestam segurança da imunização

Secretaria de Saúde da Capital acredita que seja um caso isolado e que não há problemas no lote

24/04/2014 - 15h51min

Atualizada em: 24/04/2014 - 15h51min


Dois dias depois do início da campanha de vacinação contra a gripe A (H1N1), o caso de um menino de cinco anos, que teve uma forte reação adversa após ter sido imunizado na Capital, chamou a atenção para possíveis problemas com o medicamento. Especialistas da área, no entanto, acreditam que a vacina é segura e que, em princípio, se trata de um caso isolado.

> Campanha de vacinação é ampliada para crianças

De acordo com Cláudia Carneiro Lorscheider, gráfica de 46 anos, o filho Yago começou a apresentar inchaço no braço cerca de 30 horas após ter sido vacinado, em um posto de saúde do bairro Santana.

- Me apavorei, porque inchou muito e ficou bem vermelho no local, além disso, ele teve febre de 39,5ºC. Mediquei em casa pra febre e corri pro posto - conta Cláudia, que aponta que o filho não costuma apresentar alergias.

Segundo ela, Yago está sendo medicado com antialérgico e corticóide, passa bem e está de repouso em casa. Antes do alívio, o irmão do menino postou fotos no Facebook mostrando a diferença entre o braço que recebeu a vacina e o outro. Além disso, escreveu que Yago poderia perder o braço por causa da vacina. O post registrou mais de 20,5 mil compartilhamentos até as 15h30min desta quinta-feira.



Chefe da equipe de vigilância das doenças transmissíveis da SMS, o pediatra Benjamin Roitman diz que a bula da vacina prevê entre 1% a 10% de reação local, como dor de cabeça, febre e edemas, mas que nunca viu um caso em que houve gangrena após aplicação da imunização.

- Quando a gente faz um movimento desses, onde 3,5 milhões de pessoas vão se vacinar, alguma coisa pode acontecer - defende Roitman.

Na avaliação do médico infectologista Jorge Neumann, a reação deve ser um caso isolado, pois o benefício da vacina foi comprovado como sendo muito maior do que o risco e também porque, em principio, não se tem notícias de nenhum outro caso na Capital.

- Nenhuma vacina é absolutamente livre de riscos, mas a maioria das reações da imunização da gripe as pessoas nem notam, porque não incomodam. É difícil dizer quando se deve procurar atendimento médico, porque vai de cada pessoa. Mas se os sintomas persistirem e forem intensos, procure ajuda - recomenda Neumann.

A SMS confirma não ter recebido notificações de casos semelhantes ao de Yago e que todos os casos de "hipersensibilidade", em que as reações não passam em até 48 horas, são registrados e monitorados. A equipe de vigilância garante que a vacina é segura e benéfica.


Saiba mais sobre a vacinação da gripe

Publicação by Yuri Lorscheider.

PÚBLICO-ALVO
No Rio Grande do Sul, 2,8 milhões de pessoas receberam a imunização em 2013.

Veja quem poderá receber gratuitamente a vacina contra a gripe, que protege contra três subtipos do vírus (H1N1, H3N2 e Influenza B).

- Crianças de seis meses a cinco anos incompletos (quatro anos, 11 meses e 29 dias)
- Idosos (a partir de 60 anos)
- Gestantes
- Puérperas (mulheres que deram à luz em até 45 dias)
- Indígenas aldeados
- Profissionais de saúde
- Doentes crônicos sob recomendação médica

PERÍODO DA CAMPANHA
De 14 de abril e 9 de maio

PERGUNTAS E RESPOSTAS

São necessárias cerca de duas semanas após receber a vacina para que o sistema imunológico crie as defesas contra o vírus?
Não. A vacina não causa a gripe, pois ela é composta por vírus totalmente inativados, incapazes de causar dano ao organismo. O que ela pode provocar são reações mais leves, como febre baixa, causadas pela reação do organismo, mas que são consideradas normais e não evoluem para um quadro mais grave.

Por que algumas pessoas ficam doentes depois de tomar a vacina?
Normalmente, o sistema imunológico leva cerca de duas semanas para criar as defesas necessárias contra o vírus após receber a vacina. Se a pessoa entra em contato com o vírus da gripe neste período, é possível que o corpo não esteja ainda pronto para combatê-lo, o que pode resultar em uma gripe. Além disso, a vacina não protege contra os diversos tipos de vírus que causam o resfriado comum, que muitas vezes gera sintomas semelhantes aos da gripe, porém em intensidade e gravidade menores.

Quanto tempo dura a imunização pós-vacina?
A proteção dura, em média, cerca de 12 meses.

A vacina contra gripe funciona em 100% das pessoas?
Não, ela tem eficácia em cerca de 90% das pessoas.

Vacina da gripe imuniza também contra resfriado?
Não. São vírus diferentes que causam a gripe e o resfriado.

A vacina pode causar alguma reação adversa?
Pequeno mal-estar ou febre. A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática, bem como a qualquer componente da medicação ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Em poucos casos, podem ocorrer manifestações de dor no local da injeção, enrijecimento muscular ou febre. Os sintomas tendem a desaparecer em 48 horas.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias