Porto Alegre



Salve Jorge

Caminhada para São Jorge reúne centenas de fiéis na Capital

Pessoas de várias partes do Estado e até de fora do Rio Grande do Sul saíram de igreja no bairro Partenon

23/04/2014 - 21h29min

Atualizada em: 23/04/2014 - 21h29min


Adriana Franciosi / Agencia RBS

Católicos e umbandistas se irmanaram nesta quarta-feira para venerar um dos santos mais populares do calendário litúrgico: São Jorge, chamado de Ogum pelos adeptos de cultos africanos.

Uma procissão luminosa em Porto Alegre marcou o início dos festejos do santo, que serão encerrados no domingo com uma grande missa campal e um tradicional cortejo religioso.

As ações fazem parte do que é considerado o segundo maior evento religioso da cidade - o primeiro é a festa de Nossa Senhora dos Navegantes. Nesta quarta, na Paróquia São Jorge, no bairro Partenon, foram rezadas missas a cada duas horas.

Por volta das 20h, adeptos de cultos africanos participaram de carreata em honra a Ogum na Avenida Bento Gonçalves, enquanto católicos se preparavam para a procissão. Às 21h, centenas de pessoas saíram em cortejo pela Avenida Aparício Borges, acompanhando a imagem do santo e um carro de som. Rezando e cantando, os devotos caminharam algumas quadras pela Avenida Aparício Borges.

Entre os caminhantes, muitos eram de fora da cidade, como Maria Cristina Lacerda, de Charqueadas. Professora de História e adepta da umbanda, ela diz que vem todos os anos à procissão do Partenon e se apaixonou pela história de Jorge/Ogum quando estava na faculdade.

- Mesmo sendo romano, ele enfrentou o Império para defender as pessoas que eram cristãs. Aqui, a gente vê cristãos e umbandistas misturados, e o espírito dele está muito presente por isso - diz a devota.

O padre Diego Corrêa também destacou o sincretismo religioso na sua pregação. No alto do carro de som, microfone em punho, ele brincou com os fiéis dizendo que São Jorge poderia "ver lá da Lua" a procissão porto-alegrense.

- São Jorge nos dá força para lutar contra o dragão da maldade do dia a dia - afirmou o sacerdote aos caminhantes.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias