Entretenimento



O ano de Lupi

Centenário de Lupicínio Rodrigues será comemorado com série de homenagens

Shows, palestras e outros eventos estão programados para ocorrer em Porto Alegre

20/04/2014 - 17h34min

Atualizada em: 20/04/2014 - 17h34min


Fábio Prikladnicki
Fábio Prikladnicki
Enviar E-mail
Compositor gaúcho será alvo de celebrações ao longo de 2014

O centenário de Lupicínio Rodrigues será comemorado em 16 de setembro, mas as celebrações já começaram. Na cerimônia do Prêmio Açorianos de Música, que homenageia uma das grandes intérpretes de Lupi, Lourdes Rodrigues, o compositor será mais uma vez lembrado. Ao longo da premiação, na noite de quinta-feira, às 20h30min, no Araújo Vianna, clássicos do repertório de Lupicínio serão apresentados por diferentes cantores, incluindo a grande homenageada.

Lourdes Rodriges será homenageada no Prêmio Açorianos

Problemas de saúde não afastam Lourdes da vida artística

Na premiação que distribui troféus em 28 categorias, oferecidos pela Coordenação de Música da prefeitura de Porto Alegre, também haverá menções especiais ao Coral Feminino do Hospital Moinhos de Vento, ao músico e professor José Maria Barrios, coordenador do Instituto de Cultura Musical da PUCRS, e aos 30 anos de lançamento do LP coletivo Rock Garagem I, que deu impulso ao rock gaúcho dos anos 1980. Confira abaixo outras homenagens a Lupi programadas para este ano.

Shows

> Roteiros de um Boêmio: programação musical que prevê execuções de músicas de Lupicínio em shows em bares de Porto Alegre. Previsão: segundo semestre.

> Foi Assim: show de tributo a Lupicínio, com entrada gratuita, no Anfiteatro Pôr do Sol. A intenção é reunir intérpretes da MPB que já tenham gravado músicas do compositor. A apresentação estava programada para setembro, mas foi postergada para novembro.

> No dia do centenário de Lupi, 16 de setembro de 2014, grupos corais farão apresentações simultâneas em pontos diferentes da Capital, como a Praça da Alfândega, a Redenção e o Mercado Público. A ação está sendo articulada pela Federação de Coros do Rio Grande do Sul (Fecors), em parceria com a Coordenação de Música da prefeitura.

> No segundo semestre, a Banda Municipal de Porto Alegre e a Ospa farão concertos baseados no repertório de Lupi.

> A Casa de Cultura Mario Quintana receberá programação comemorativa prevista para setembro. Haverá um show com uma atração musical local e outra nacional - os nomes ainda não foram divulgados. A iniciativa do Instituto Estadual de Música, da discoteca Natho Henn e da diretoria artística da CCMQ prevê ainda exposição de capas de discos de Lupi.

Ações na cidade

> Está em produção uma escultura em tamanho natural de Lupi, que será instalada diante do Centro Municipal de Cultura. A obra apresenta o compositor batucando uma caixa de fósforos em uma mesa de bar. Ao seu lado, uma cadeira vazia para que as pessoas possam sentar e tirar fotos. Instalação prevista para o segundo semestre.

> O projeto Minha História contemplará a instalação de versos do compositor nos vidros traseiros de ônibus da Capital. A previsão é junho.

> Edição especial do projeto Viva o Centro a Pé, com visitas guiadas a pontos da Capital importantes na vida de Lupicínio, culminando com pocket show musical. A atividade foi realizada no final de março e será reprisada em setembro.

Musical

> Em fase de ensaios, o espetáculo Lupi, O Musical terá apresentações em 31 de maio e 1º de junho no Theatro São Pedro. Em 29 de junho, poderá ser visto no Auditório Araújo Vianna. Escrita por Artur José Pinto, a montagem vai retratar vida e obra do artista e será embalada por uma banda tocando ao vivo.

Livro

> Está previsto para setembro o lançamento de uma biografia de Lupicínio Rodrigues, do jornalista Marcello Campos.

Filme

> Lançamento do filme Nervos de Aço, de Maurice Capovilla. O longa-metragem já foi filmado e aguarda financiamento para ser lançado ainda neste ano.

Palestras

> Porto Alegre Conta e Canta Lupicínio: semana de palestras e debates sobre a obra de Lupicínio. Inicialmente agendada para a Semana de Porto Alegre, em março, a atividade foi transferida para o mês de setembro. São esperados convidados locais e nacionais, entre jornalistas e pesquisadores da área da música e da cultura.

Eventos especiais

> Prêmio Esses Moços: homenagem aos nomes porto-alegrenses que conviveram com Lupicínio e tiveram importância em sua trajetória. Previsão: segundo semestre.

> Especialmente em 2014, a Federação Gaúcha de Futsal irá promover a Copa Lupicínio Rodrigues, que será disputada por nove equipes, entre julho e dezembro.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias