Cultura e Lazer



Luto na literatura

Conheça algumas das principais obras de Gabriel García Marquez

Prêmio Nobel de Literatura morreu nesta quinta-feira, aos 87 anos

17/04/2014 - 18h34min

Atualizada em: 17/04/2014 - 18h34min


Escritor foi agraciado como Prêmio Nobel de LIteratura em 1982

Conheça algumas das principais obras de Gabriel García Marquez, Prêmio Nobel de Literatura, que morreu nesta quinta-feira, aos 87 anos, em casa, na Cidade do México. 

Leia mais:
Morre o escritor Gabriel García Márquez
As mensagens de despedida a Gabriel García Márquez
Adaptações da obra de García Márquez para o cinema não ficaram à altura dos clássicos
Autobiografia de Gabriel García Márquez lançada em 2002 recorda trajetória pessoal e profissional do autor
Qual o seu livro favorito de García Márquez?

Ninguém Escreve ao Coronel (1961)

Foi uma das primeiras histórias ficcionais publicadas pelo autor, e sempre era citada como uma de suas favoritas. Desde que seu filho morrera, o personagem central deste romance vive na penúria ao lado de sua mulher asmática. Ele passa a acreditar que pode ganhar dinheiro treinando o galo de rinha que pertencia ao seu filho morto.

Cem anos de solidão (1967)

Seis gerações de aventureiros se sucedem no povoado imaginário de Macondo. Elementos da cultura popular e indígena são incorporados pela narrativa com pitadas de surrealismo, humor e crítica social. O microcosmo de Macondo é muitas vezes interpretado como uma metáfora da América Latina. Pablo Neruda considerou a obra como "a maior revelação em língua espanhola desde Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes".

Relato de um Náufrago (1970)

Demonstra a verve jornalística do autor, contando a história de um marinheiro que sobreviveu a um naufrágio em 1955 no mar do Caribe. A notícia que correu foi que oito tripulantes a bordo do navio desapareceram. Porém, um deles sobreviveu e contou ao autor como foi passar dez dias à deriva em uma balsa.

A Incrível e Triste História de Cândida Eréndira e sua Avó Desalmada (1972)

Uma avó obriga sua neta a se prostituir para recompor as perdas sofridas por um incêndio acidental. Apesar disso, uma esperança de amor ainda pode salvar a menina de seu fardo. O conto intitula o volume de contos da Gabo, no qual mistura histórias fantásticas com a realidade cotidiana de populações carentes.

Crônica de uma morte anunciada (1981)

Anunciado logo na primeira linha do romance, o assassinato de Santiago Nassar é dado como destino inevitável na localidade onde vive. Santiago é acusado de desonrar a jovem Ângela Vicário, e nada poderá deter a vingança dos irmãos da menina, os gêmeos Pedro e Ângelo. Mesmo revelando seu desfecho logo em sua primeira página, o romance conquistou os leitores ao manter a dúvida sobre a culpa de Santiago. O texto acaba por apontar as injustiças que podem se esconder no desejo de vingança.

O Amor nos Tempos do Cólera (1985)

Trata da possibilidade do amor em diferentes momentos da vida. A narrativa acompanha Florentino, apaixonado por Firmina. Os dois se apaixonaram quando jovens, mas só voltam a se relacionar 50 anos mais tarde, depois do fim do casamento de Firmina.

O General em seu Labirinto (1989)

Inspirado na vida de Simón Bolívar, o relato parte da velhice do líder latino-americano. Já doente e bastante enfraquecido, Bolívar ainda apresenta o caráter enérgico que o insuflou a lutar por uma América Latina livre do domínio europeu e unificada sob os princípios de Rousseau, Montesquieu e Voltaire.

Notícia de um Sequestro (1996)

Trata de sequestros ocorridos na Colômbia durante a década de 1990 engendrados pelo Cartel de Medlín. Apesar de misturar realidade e ficção, o livro foi escrito a partir dos depoimentos de personagens envolvidos nestes dramas e pretende dar uma dimensão das consequências do tráfico de drogas.

Memórias de Minhas Putas Tristes (2004)

No ano em que completa 90 anos, um homem decide dar a si mesmo, como presente, uma noite de sexo com uma virgem. Embrutecido pelas escolhas profissionais e amargo pelos descaminhos que sua vida pessoal tomou, o solitário personagem divaga a respeito da vida de desventuras que o levou até o leito da jovem _ que ele acaba sequer tocando. Lançado em 2004, este é o último livro de Gabo e chegou a ser banido do Irã por incentivar a prostituição.

Viver Para Contar (2002)

Aos 75 anos, Márquez decidiu contar sua própria história nesta autobiografia. Narra sua trajetória da pequena cidade onde nasceu, na Colômbia, até meados dos anos 1950, quando ingressou no jornalismo. A promessa era de que o autor escrevesse um segundo tomo, dando conta do restante de sua vida _ o que acabou não fazendo.

 

Confira fotos da trajetória do escritor:


MAIS SOBRE

Últimas Notícias