Cultura e Lazer



Tudo por US$ 100

Elogiado filme paraguaio "7 Caixas" estreia em Porto Alegre

Longa que lembra "Quem Quer Ser um Milionário?" mistura ação e suspense em trama que se passa no mercado popular de Assunción

24/04/2014 - 13h11min

Atualizada em: 24/04/2014 - 13h11min


Daniel Feix
Daniel Feix
Enviar E-mail
Celso Franco é o protagonista

Depois de quase 30 anos sem produzir um longa-metragem, a cinematografia do Paraguai ressuscitou em 2006, com Hamaca Paraguaya, filme de Paz Encina que ganhou prêmios da crítica no Festival de Cannes e na Mostra de São Paulo, além de outras distinções.

O impacto - local e global - de outro título do pequeno país vizinho que estreia esta semana no Espaço Itaú, em Porto Alegre é semelhante: 7 Caixas não ganhou tantos troféus, mas bateu recordes de bilheteria no Paraguai, viajou aos festivais de Palm Springs, Toronto e San Sebastián e foi unanimemente bem-recebido pela crítica dos EUA.

Trata-se da história de um menino de 17 anos (Celso Franco) que vive de bicos, sobretudo carregamentos, no Mercado 4, espécie de feirão popular da capital Assunción. Ele sonha em ter um celular, mas o dinheiro que tem não é suficiente, longe disso. Até que lhe oferecem a exorbitante - para ele - quantia de US$ 100 para cuidar de sete misteriosas caixas.

O guri se debate sobre o que há dentro delas, foge de vilões, arruma uma parceira de aventura (Lali Gonzalez)... Os desdobramentos do conflito inicial são reveladores de aspectos sociais importantes daquele contexto: além da pobreza, são marcantes o calor forte, a violência recorrente e a dificuldade de comunicação entre os personagens.

A ingenuidade também é onipresente. O problema é que ela transcende a realidade do filme - a inocência do protagonista, às vezes, é a mesma dos diretores Juan Carlos Maneglia e Tana Schembor.

Com fotografia repleta de filtros, montagem ágil e trilha moderninha, 7 Caixas a todo instante parece se colocar como um filme sobre o exótico - mais ou menos o que ocorreu com Quem Quer Ser um Milionário? (2008). Seus méritos, no entanto, também são marcantes: a ação e o suspense são conjugados com humor, o que torna a fruição leve, a despeito do conteúdo, por vezes, pesado.

Não se trata de uma maneira simples - nem fácil - de abordar certas mazelas de um país tão difícil de ser retratado no cinema.

7 Caixas
(7 Cajas)
De Juan Carlos Maneglia e Tana Schembor. Com Celso Franco e Lali González.
Suspense, Paraguai, 2012. Duração: 100 minutos. Classificação: 14 anos.
Em cartaz no Espaço Itaú 8, em Porto Alegre.
Cotação: 3 estrelas (de 5)


MAIS SOBRE

Últimas Notícias