Inter



Impasse

Fifa ensaia bancar emergencialmente estruturas temporárias do Beira-Rio para a Copa

Nenhuma das duas únicas empresas que admitem publicamente interesse em receber isenção de ICMS definiu quanto será investido

24/04/2014 - 06h04min

Atualizada em: 24/04/2014 - 06h04min


Ricardo Duarte / Agencia RBS
Indefinição sobre estruturas temporárias preocupa a Fifa

Assustada com a demora dos organizadores da Copa do Mundo em Porto Alegre, a Fifa já ensaia uma entrada emergencial em campo para bancar parte das estruturas temporárias do Beira-Rio. A 49 dias do início da competição, o Inter sequer definiu a produtora responsável pela instalação dos equipamentos, e nenhuma das duas únicas empresas que admitem publicamente interesse em receber isenção de ICMS de até R$ 25 milhões para bancar as complementares, Gerdau e Vonpar, definiu quanto será investido.

LEIA MAIS:
Luigi minimiza indefinição sobre empresa que bancará estruturas temporárias
Contrato permite à Fifa instalar estruturas temporárias e cobrar após a Copa

Apesar de considerar importante a mobilização de autoridades estaduais e municipais e da cúpula do Inter, a entidade não se conforma com o que considera "discussões políticas" fora de hora, como a decisão de não investir dinheiro público diretamente nas temporárias - opção admitida pelo poder público desde a confirmação da cidade como palco do Mundial.

Relatórios quase diários sobre a cidade, analisados no quartel-general do Comitê Organizador Local (COL) e da Fifa no Rio de Janeiro, não seriam nada animadores. Entretanto, como Porto Alegre foi a sede que mais vendeu ingressos para estrangeiros, a Fifa ficou com o pincel na mão: não há mais tempo para modificar o local de partidas de seleções importantes como Argentina, França e Holanda.

O desespero da Fifa contrasta com uma aparente calma das autoridades locais. Enquanto jornalistas pressionavam na entrevista coletiva sobre a solução para as estruturas temporárias, autoridades presentes ontem em um encontro na Federasul que discutiu o legado da Copa afirmavam estar dentro do "prazo técnico".

O secretário estadual do Planejamento, João Motta, disse não haver crise que indique dificuldade para solução do problema das temporárias, afirmando que o investimento de Gerdau e Vonpar deve cobrir entre 20% e 30% dos R$ 25 milhões. Mas reconheceu:

- Se chegarmos à conclusão, nos próximos dias, de que não será viável, vamos chamar o COL, o Ministério (do Esporte) e todos os responsáveis para encontrar uma solução. Para nós, é um problema de todos. 

A Gerdau informou, por meio da assessoria de imprensa, que está "estudando o tema". O presidente da Vonpar, Ricardo Vontobel, confirma o interesse em investir nas complementares:

- Aguardaremos o momento adequado para revelar qual é o valor.  Esse é um esforço que tem de ser de muitos, não de poucos. Tem de ser um esforço de muitas empresas.
Hoje deve começar a instalação da estrutura para transmissão de TV (TV Compound), de responsabilidade exclusiva da Fifa, na área pavimentada pela prefeitura junto ao Centro de Eventos do clube. É, pelo menos, uma boa notícia em meio às incertezas do Mundial.

*Colaborou Renata de Medeiros


MAIS SOBRE

Últimas Notícias