Copa 2014 - Liga dos Fanáticos



Repercussão

Jornalista dinamarquês alega "limpeza" para a Copa, deixa o Brasil e causa polêmica em redes sociais

Post de Mikkel Keldorf Jensen teve mais de 26 mil compartilhamentos até a manhã de quarta.

16/04/2014 - 12h46min

Atualizada em: 16/04/2014 - 12h46min


Post do jornalista fala sobre morte de crianças de rua.

O desabafo de um jornalista dinamarquês no Facebook ganhou grande repercussão nas redes sociais: desde que foi escrito, em 14 de abril, o texto recebeu mais de 26 mil compartilhamentos até a manhã desta quarta-feira. Sem provas, Mikkel Keldorf Jensen relata que desistiu de cobrir a Copa do Mundo de 2014 após presenciar, em Fortaleza, "remoções, forças armadas e PMs nas comunidades, corrupção, projetos sociais fechando" e afirma que voltará ao seu país de origem.

Entre as declarações mais fortes, está a de que crianças de rua seriam mortas "para deixar a cidade limpa para os gringos e a imprensa internacional". Em novembro do ano passado, o jornalista escreveu algo semelhante em seu perfil do Facebook se referindo ao Rio de Janeiro. Mas desta vez, a "limpeza" tratava de esconder usuários de crack na cadeia para "tornar a cidade apresentável para turistas e fãs da Copa".

A insatisfação de Mikkel, porém, já era noticiada na imprensa dinamarquesa pelo menos desde a terça-feira da semana passada, quando ele escrevera post semelhante ao mais recente em seu idioma. Lá, a mídia atribuía ao jornalista a declaração que "crianças de rua foram assassinadas" na capital cearense.

Em pesquisa feita sobre a vida profissional de Mikkel - que se diz jornalista independente - em pesquisa na internet, ZH encontrou apenas uma matéria assinada pelo repórter neste ano. Foi para o portal tv2.dk como correspondente no Rio de Janeiro, em 31 de março. Ele falava sobre a instabilidade das favelas pacificadas a pouco mais de dois meses para a Copa. Aparentemente, é a única reportagem feita por ele em 2014, fora as postagens em um blog sobre a Copa do Mundo, criado em janeiro deste ano.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias