Geral



Viagem Segura

Lançada operação de fiscalização de trânsito para o feriadão de Páscoa, o segundo mais violento do ano

Em evento, em Porto Alegre, Detran-RS também apresentou nova campanha educativa

16/04/2014 - 12h51min

Atualizada em: 16/04/2014 - 12h51min


O lançamento da 27ª Operação Viagem Segura, que marca a estreia da nova campanha educativa do Detran-RS, ocorreu nesta quarta-feira, em Porto Alegre. O incremento na fiscalização começará nesta quinta-feira e se estenderá até a segunda-feira da próxima semana. O período diz respeito ao feriadão de Páscoa, o segundo mais violento no trânsito gaúcho, conforme dados dos últimos seis anos (fica atrás somente do Dia do Trabalho). Em 2014, será prolongado devido ao feriado de Tiradentes.

A análise dos dados de vítimas de trânsito entre 2007 e 2013 aponta que a média de mortes por dia é 7,4 - o mais violento é quinta-feira (11,7 mortes), seguido de sábado (9,8 mortes). Em 2013, no entanto, a média de vítimas fatais no feriadão ficou bem abaixo do observado nos seis anos. O diretor-geral do Detran-RS, Leonardo Kauer, atribui a melhora no índice para 4,3 mortes por dia a políticas públicas, como campanhas educativas e mais fiscalização.

- A gente sabe que vai morrer alguém. Pena que é um fato constatado - disse o secretário estadual da Administração e dos Recursos Humanos, Alessandro Barcellos, ressaltando que a busca é pelo índice zero em vítimas do trânsito.

Campanha busca impactar

A nova campanha do Detran-RS (Na vida real, não tem volta) foi construída pensando em mostrar que o motorista não consegue "driblar" as leis da física. Um dos cinco vídeos que serão veiculados foi apresentado na manhã desta quarta-feira, no Cinemark do BarraShoppingSul. O filme produzido para cinema utiliza-se de efeitos 3D para ilustrar o impacto sofrido por um veículo em alta velocidade. A campanha também estará na TV, em spots de rádio e outdoor.

Conforme Kauer, a intenção do órgão é chamar atenção para situações que ocorrem no dia a dia dos acidentes de trânsito - como excesso de velocidade e ultrapassagem indevida - e causam mortes.

- Mesmo escapando de uma multa, não conseguimos escapar das leis da física - afirma o diretor de criação da campanha, o publicitário Fábio Bernardi.

No evento, também foi ressaltada a importância do trabalho conjunto do Detran-RS com outras instituições, como Brigada Militar e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Resultado das 26 operações Viagem Segura

- Mais de 2,5 milhões de veículos fiscalizados
- 366 mil infrações
- Mais de 33 mil veículos recolhidos
- 10.223 CNHs recolhidas
- 53.394 testes do bafômetro realizados
- Quase 8 mil infrações por alcoolemia


MAIS SOBRE

Últimas Notícias