Copa 2014 - Liga dos Fanáticos



Não há mais tempo

Obras de mobilidade urbana para Copa não ficarão prontas em Natal

Obra mais aguardada enre os projetos de mobilidade no Rio Grande do Norte ficará escondiada sob tapumes.

23/04/2014 - 19h25min

Atualizada em: 23/04/2014 - 19h25min


Três obras de mobilidade urbana consideradas cruciais para a Copa do Mundo em Natal não ficarão prontas a tempo, segundo a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura da cidade. Um viaduto que facilitaria o trânsito na marginal da Arena das Dunas, a drenagem no entorno do estádio e a adequação de calçadas seguindo normas de acessibilidade tiveram seus cronogramas alterados e só serão entregues após a realização do Mundial.

A obra mais aguardada dentre as três citadas era a construção de um viaduto medindo 130 metros na Avenida Lima e Silva, ao lado da Arena das Dunas. De acordo com o secretário de Obras de Natal, Tomaz Neto, a estrutura estará pronta até a Copa, mas não poderá ser usada e ficará "escondida" com a ajuda de tapumes.

- O viaduto vai ficar pronto, mas existe um tempo para a cura (secagem) do concreto, o que não permite que seja liberado o trânsito sobre ele -, afirmou ele.

Para amenizar o impacto na mobilidade ao redor do estádio, três vãos de oito metros de altura por cinco de largura serão abertos sob a estrutura a fim de facilitar o acesso das delegações, convidados e profissionais de imprensa à arena em dias de jogos.

A expectativa é que o equipamento seja liberado para receber o tráfego de veículos apenas em julho. A pedido da Fifa, que enviou técnicos para uma última visita ao Rio Grande do Norte na semana passada, antes do evento-teste marcado para 3 de maio (o jogo entre ABC e América, pela Série B), a obra será cercada com tapumes de cinco metros de altura adesivados com mensagens e imagens alusivas à Copa do Mundo.

Outras obras

As outras duas obras que não estarão prontas até o Mundial são a drenagem do entorno do estádio e a adequação de 55 quilômetros de calçadas nas vias que dão acesso à Arena das Dunas. De acordo com a Secretaria de Obras de Natal, a intervenção na drenagem - que deveria ser entregue dia 31 de abril - teve seu cronograma modificado em virtude da necessidade de rebaixamento do lençol freático, que estava criando "pequenas cavernas" embaixo das demais obras, e agora será entregue apenas em 31 de julho - mais de 15 dias após o término da competição.

- Recomendamos a paralisação da obra com objetivo de encontramos uma solução para continuar a escavação. Estamos cavando novos poços no entorno para rebaixar esse lençol freático. A expectativa é que haja um atraso de 60 dias", disse Tomaz Neto. Segundo o secretário, o atraso nesta obra também comprometerá a pavimentação de algumas vias próximas. -

Sobre as calçadas, que deveriam receber adequações de acessibilidade, o secretário revelou que a prefeitura tem tido problemas com proprietários de imóveis localizados em áreas próximas ao estádio. Esses moradores construíram rampas de acesso às suas garagens. Por isso, segundo Thomaz Neto, nem 10% do cronograma previsto para esta obra será concluído a tempo.

- As exigências de acessibilidade nos obriga a destruir essas rampas e isso tem causado problemas. Não vamos conseguir realizar nem 10% dessa obra, mas as calçadas no entorno da Arena das Dunas estarão prontas -, garantiu.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias