Copa 2014



Sem empolgar

Bélgica faz 1 a 0 na Coreia do Sul e avança às oitavas de final

Time europeu, mesmo sem nenhuma grande atuação na primeira fase, se classificou em primeiro no grupo H e agora enfrenta os Estados Unidos

26/06/2014 - 18h51min

Atualizada em: 26/06/2014 - 18h51min


Jung Yeon-Je / AFP
Jogo travado no Itaquerão confirmou os 100% da Bélgica na primeira fase

Uma Bélgica preguiçosa superou uma Coreia do Sul que, mesmo tentando, não tinha qualidade para conseguir resultado melhor. Os europeus venceram por 1 a 0 mesmo com um jogador a menos durante toda a segunda etapa e confirmaram a primeira colocação no grupo H. O Itaquerão foi palco de um dos jogos mais fracos desta primeira fase da Copa do Mundo de 2014.

Com nove pontos, a Bélgica garantiu 100% de aproveitamento na primeira fase mesmo sem empolgar aqueles que apostavam nela como um dos possíveis destaques do mundial. Antes do jogo no Itaquerão, o time havia vencido de virada a Argélia por 2 a 1 e a Rússia por 1 a 0 com gol nos acréscimos do segundo tempo.

Os europeus disputarão uma vaga às quartas de final com o time dos Estados Unidos, na próxima terça-feira, às 17h na Fonte Nova.

Todos os lances de Coreia do Sul e Bélgica
Leia todas as notícias sobre a Copa do Mundo de 2014
Confira quem são os classificados às oitavas de final

Metade sem graça

O primeiro tempo no Itaquerão foi de pouca - ou quase nenhuma - emoção. Coreia e Bélgica disputaram 45 minutos muito travados, onde a bola permaneceu muito tempo entre uma intermediária e outra, sem que claras chances de gol fossem criadas por nenhuma das equipes. A primeira etapa foi igual no placar e na falta de criatividade.

Aos 30, a Coreia ensaiou uma pressão, obrigando o bom goleiro Courtois a trabalhar. Primeiro, um chute de fora da área, rasteiro e no canto. O arqueiro de 1,99m se esticou todo para espalmar para escanteio. Na cobrança bate-rebate na área belga e a bola ia entrando quando Defour, em cima da linha, chutou para longe o perigo. As imagens das câmeras na linha do gol foram usadas para mostrar que a pelota coreana não havia passado a linha fatal.

No finalzinho do primeiro tempo, Defour, em uma disputa de bola no campo de ataque, acabou pisando na canela de um zagueiro sul coreano que se lançava em um carrinho. A solada rendeu ao camisa 16 o cartão vermelho, direto, aos 44 minutos.

Em imagens, a partida no Itaquerão:

Outra metade também

A Coreia do Sul voltou do intervalo com um jogador a mais em campo, a necessidade da vitória e com um defensor substituído por um atacante (Ho entrou no lugar do volante Kook Young). Tudo indicava que a seleção asiática partiria para cima em busca da vitória que, se viesse por um bom placar, poderia significar a classificação às oitavas.

Nada disso.

Os coreanos seguiram sem conseguir criar chances, apesar da superioridade numérica. Depois de um início frenético, chegando duas vezes na área belga, os tigres asiáticos acabaram diminuindo o ritmo e, aos poucos, o jogo voltou a ser o que era no primeiro tempo. Muitos passes errados, pouca criação, raras chances de gol.

Aos 32 minutos do segundo tempo, mesmo com um jogador a menos e sem mostrar grande futebol, a Bélgica tirou o zero do placar. Origi chutou forte, rasteiro e o goleiro coreano não conseguiu fazer defesa firme. Kim Segung Gyu bateu roupa e, no rebote, Verthongen estufou as redes.

Copa do Mundo - Coreia do Sul x Bélgica - Grupo H - Itaquerão

Coreia do Sul:
Kim Segung Gyu; Lee Young, Jeong Ho, Young Gwon, Suk Young; Kook Young (Lee Keun Ho), Chung Yueng, Koo Ja Cheol; Son Heung Min, Kim Shin Wook. Técnico: Hong Myung Bo.

Bélgica: Courtois; Vanden Borre, Lombaerts, Van Buyten, Vertonghen; Defour, Dembélé, Fellaini, Mertens, Januzaj; Mirallas. Técnico: Marc Wilmots.

Local: Arena Corinthians (Itaquerão), São Paulo/SP.

Público: 61.397 torcedores.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias