Retornam felizes a Viamão
Com grande atuação de Enner Valencia, Equador vence Honduras por 2 a 1
Atacante marcou os dois gols da equipe sulamericana e já tem três na Copa do Mundo
A seleção do Equador enfrentou uma equipe aguerrida, mas a diferença técnica entre os times era evidente. O placar de 2 a 1 conquistado pelos equatorianos foi justo, mas com sustos. Embora melhor, os sulamericanos viram os hondurenhos chutar muitas vezes em direção ao gol de Alexander Domínguez, e se não fosse a eficiência do atacante Enner Valencia, autor dos dois gols do Equador, a história seria outra.
Honduras abriu o placar no primeiro tempo, aos 31 minutos de jogo, quando Carlos Costly aproveitou um vacilo do zagueiro Guagua para guardar. A seleção equatoriana empatou logo em seguida, aos 34 minutos, com Enner Valencia. O atacante apareceu na segunda trave para empurrar para dentro do gol um chute de Paredes. Na segunda etapa, Valencia virou o placar com uma cabeçada, aos 20 minutos, marcando seu segundo gol na partida.
Veja as estatísticas de Honduras x Equador
Leia todas as notícias sobre a Copa do Mundo de 2014
Confira a tabela completa do Mundial
Os dois times vinham de derrota no Mundial. A seleção hondurenha havia sofrido uma goleada por 3 a 0 diante dos franceses, no estádio Beira-Rio. Já a seleção equatoriana perdeu para a Suíça por 2 a 1, com um gol sofrido nos acréscimos do segundo tempo.
O resultado positivo era uma questão de vida ou morte para as duas equipes. No final, o Equador permanece na disputa por uma das vagas do grupo E e está na segunda colocação, atrás da França e à frente da Suíça. Matematicamente os hondurenho ainda podem se classificar, mas a situação ficou muito difícil após a segunda derrota na competição.
Números do jogo
Uma das curiosidades da partida foi a anulação de três gols, dois de Honduras e um do Equador. Apesar das marcações, não houve grandes reclamações dos jogadores com o árbitro australiano Benjamin Williams.
Além dos impedimentos, o jogo teve 31 faltas marcadas: 15 cometidas pelos hondurenhos, e 16 por jogadores do Equador. Cinco cartões amarelos foram distruídos no jogo, Víctor Bernardez e Jerry Bengston por Honduras, e Antonio Valencia, Enner Valencia e Montero pelo lado dos equtorianos. O público presente à Arena da Baixada, em Curitiba, foi de 39.224 pessoas.
Situação do grupo E
Com os resultados desta sexta-feira, todas as equipes do grupo ainda podem se classificar à próxima fase. A França, com seis pontos, está praticamente garantida. A disputa maior fica para a segunda vaga, pela qual os equatorianos levam pequena vantagem em realação aos aversários. Com três pontos e na segunda colocação do grupo, os sulamericanos estão com melhor saldo do que os suíços, que têm a mesma pontuação.
A partir de agora, os equatorianos terão que vencer ou empatar no Maracanã contra os franceses, que precisam de apenas um ponto para garantir a primeira posição do grupo, e torcer para que Honduras derrote a Suíça por um placar inferior a quatro gols de diferença para ficar com a vaga.
Entrou para a história - Equador
Enner Valencia estreou pela seleção equatoriano justamente contra Honduras, em um empate em 2 a 2, no dia 12 de fevereiro de 2013. Contudo, o atacante nem sempre era convocado pelo técnico Reinaldo Rueda, que passou a contar com o atleta apenas depois da morte de Christian "Chuchu" Benítez, que faleceu em julho do mesmo ano, após sofrer uma parada cardiorrespiratória. Junto com Agustín Delgado, Enner Valencia se torna o maior artilheiro do Equador em Mundiais, com 3 gols marcados.
Entrou para a história - Honduras
O gol marcado por Carlo Costly dá à seleção hondurenha um gol em Copa do Mundo após 32 anos. Honduras não balançava as redes em um Mundial desde o empate em 1 a 1 contra a Irlanda do Norte, na Copa da Espanha, em 1982.
Confira a galeria de fotos do jogo entre Honduras e Equador:
Honduras x Equador - Copa do Mundo - Grupo E - 19h - Arena da Baixada (Curitiba-PR)
Honduras - 1: Noel Valladares; Brayan Beckeles, Victor Bernárdez, Maynor Figueroa, Emilio Izaguirre (Juan Carlos García); Jorge Claros, Luis Garrido (Mario Martinez), Boniek García (Marvin Chavez), Roger Espinoza; Carlo Costly, Jerry Bengtson. Técnico: Luis Fernando Suárez.
Equador - 2: Alexander Domínguez; Juan Paredes, Jorge Guagua, Frickson Erazo, Walter Ayovi; Oswaldo Minda (Carlos Gruezo), Cristian Noboa, Antonio Valencia, Jefferson Montero (Gabriel Achilier); Felipe Caicedo (Édison Méndez); Enner Valencia. Técnico: Reinaldo Rueda.
Gols: Carlos Costly (Honduras), aos 31 minutos do primeiro tempo; Enner Valencia (Equador), duas vezes, aos 34 minutos do primeiro tempo e aos 20 minutos da segunda etapa.