Copa 2014



Vitória em Brasília

Com show de Neymar e novo titular, Brasil goleia e pega o Chile nas oitavas

Neymar brilhou ao marcar duas vezes e Fred desencantou

23/06/2014 - 18h52min

Atualizada em: 23/06/2014 - 18h52min


Diogo Olivier
Diogo Olivier
Enviar E-mail
Jefferson Botega / Agencia RBS

A Seleção Brasileira está classificada em primeiro lugar no Grupo A da Copa do Mundo. Venceu Camarões por 4 a 1, no Estádio Mané Garrincha, e agora enfrenta o Chile nas oitavas de final. Mas não sem colocar a vida dos cardíacos em risco. De novo foi preciso o talento desmedido de Neymar. Mas o jogo apresentou também um novo titular: Fernandinho.

Veja as estatísticas de Camarões x Brasil
Leia todas as notícias sobre a Copa do Mundo de 2014
Confira a tabela completa do Mundial

Logo no começo do primeiro tempo, o Brasil parecia que ia patrolar. Pela primeira vez, conseguiu aplicar a blitz na saída de bola adversária, marca do título da Copa das Confederações. Assim, logo a 16 minutos, Neymar, sempre ele, abriu o placar. Luiz Gustavo avançou pela esquerda após saída errada de Camarões e cruzou. O camisa 10 virou o pé e, com leve toque, deslocou o goleiro Itandje. O problema veio a seguir.

Os erros individuais, como diante da Croácia e México, se repetiram. Pelos lados, Daniel Alves e Marcelo erravam tudo. Paulinho, antes motor da equipe, se mantinha desaparecido da partida, com direito a um gol perdido incrível. Os erros de passe produziram contra-ataques.

Camarões cresceu, sempre pelos lados do campo, com Moukandjo (direita) e Moting (esquerda). O gol de empate veio em cima de Daniel Alves, a exemplo da estreia contra a Croácia. Nyom passou por ele como quis e cruzou. O zagueiro Matip surgiu atrás de David Luiz e empatou, aos 25 minutos.

E quando tudo se complica, qual a tática? Bola para Neymar. Aos 33, ele avança sobre a zaga em linha, um erro infantil que Camarões cometeu o jogo todo, e chutou: 2 a 1, seu quarto gol na Copa, que faz dele o artilheiro do Mundial.

Veio o intervalo e a melhor notícia em termos coletivos, já que individualmente Neymar é um faz-tudo. Fernandinho entrou no intervalo no lugar de Paulinho e mudou a cara do time. A jogada do terceiro gol é dele, que entrou para desempenhar a mesma função tática, como volante pela direita, com mais liberdade para chegar à frente.

Aos 4 minutos, Fernandinho mata no peito e dá o passe para David Luiz cruzar e Fred, enfim, desencantar. Depois, quando era preciso mais um gol no saldo, já que o México goleava a Croácia, o camisa 5 infiltra e liquida a goleada: 4 a 1.

Talvez, agora, com Fernandinho, o conjunto melhore, como se viu no segundo tempo. A Seleção se classificou, mas precisa jogar mais para vencer o Chile, que os técnicos tanto temem.

COPA DO MUNDO, GRUPO A, 23/6/2014

BRASIL

Julio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho (Fernandinho INT), Oscar, Neymar (Willian 25'/2ºT) e Hulk (Ramires 17'/2ºT); Fred

Técnico: Luiz Felipe Scolari

CAMARÕES

Itandje; Nyom, Nkoulou, Matip e Bedimo; Nguemo, Mbia, e Enoh; Choupo-Moting (Makoun 35'/2ºT), Moukandjo (Salli 13'/2ºT) e Aboubakar

Técnico: Volker Finke

Gols: no primeiro tempo, Neymar (B) aos 16 e aos 33 e Joel Matip (C), aos 25; no segundo, Fred aos 4 e Fernandinho (B) aos 38

Cartões amarelos: Enoh, Mbia (C)

Arbitragem: Jonas Erikkson, auxiliado por Mathias Klasenius e Daniel Warnmark

Público: 69.112 pessoas

Local: Mané Garrincha, Brasília

Baixe o aplicativo Além do Campo, da Liga dos Fanáticos, e siga as seleções da Copa:

Android

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.gruporbs.ligadosfanaticos&hl=pt_BR

IOS

https://itunes.apple.com/br/app/liga-dos-fanaticos-alem-do/id658232969?mt=8


MAIS SOBRE

Últimas Notícias