Adeus, Viamão
Equador fica no 0 a 0 com a França e é a única seleção sul-americana fora das oitavas
Mesmo pressionando no segundo tempo, equatorianos não conseguiram furar a defesa francesa
A França ficou no empate sem gols com o Equador no Maracanã, nesta quarta-feira pelo Grupo E da Copa do Mundo, garantiu o primeiro lugar da chave e eliminou os sul-americanos. Na outra partida do Grupo, a Suíça fez o dever de casa vencendo a fraca Honduras por 3 a 0, chegou a seis pontos, ultrapassando o Equador (três pontos) no grupo para ficar com a segunda vaga na próxima fase.
Confira as estatísticas de Equador x França
Leia tudo sobre a Copa 2014
Veja a tabela completa da competição
Os gols suíços foram todos de Xherdan Shaquiri, aos 6 e 31 minutos de jogo e 26 do segundo tempo. Com esses resultados, a França vai duelar nas oitavas com a Nigéria, na próxima segunda-feira em Brasília. No mesmo dia, a Suíça enfrenta a Argentina de Lionel Messi em São Paulo.
A França entrou em campo com o objetivo de confirmar a primeira posição - precisava apenas de um empate -, enquanto o Equador encarou a partida como uma final, já que um resultado negativo provavelmente significaria uma eliminação ainda na primeira fase.
Os sul-americanos, em segundo lugar na tabela com três pontos e vantagem de dois gols no saldo sobre a Suíça, que também tinha três pontos e enfrentou Honduras no mesmo horário, não queria dar um adeus precoce ao Mundial.
Apesar de enfrentar a melhor seleção do grupo, os equatorianos tiveram pela frente uma França desfigurada. Preocupado em poupar alguns jogadores para as oitavas de final, o técnico Didier Deschamps mandou a campo apenas cinco jogadores que golearam a Suíça, Lloris, Sakho, Matuidi, Sissoko e Benzema.
Mesmo assim, "Les Bleus" controlaram a partida e chegaram com mais perigo ao gol adversário. Aos 15 minutos, após um cruzamento na área equatoriana, a bola sobrou para Sissoko arriscar um belo voleio de primeira, mas o goleiro Domínguez defendeu.
Aos 38, Pogba subiu mais alto que a zaga sul-americana e cabeceou com força um cruzamento na área. Domínguez pegou com a ponta dos dedos e mandou para escanteio.
No primeiro tempo, o Equador só chegou com perigo aos 41 minutos. Antonio Valencia cruzou da esquerda e seu xará, Enner Valencia, cabeceou para baixo na segunda trave e quase fez seu quarto gol no Mundial. Lloris precisou fazer boa defesa, no reflexo.
Valencia expulso
No intervalo do jogo, o Equador já sabia que a Suíça, adversária direta na briga pela segunda vaga do Grupo E, vencia Honduras por 2 a 0, resultado que dava à equipe helvética a classificação às oitavas. Precisando vencer para se manter na competição, o Equador ficou em situação desesperadora logo aos 10 minutos de jogo.
Antonio Valencia dividiu uma bola com Lucas Digne, mas acabou acertando o jogador francês. O árbitro marfinense Noumandiez Doue viu agressão e deu cartão vermelho direto para o capitão equatoriano, logo aos 3 minutos. Com um jogador a mais em campo, a França passeou no segundo tempo, dominou a posse de bola (60%) e se cansou de perder gols.
Aos 5, Sagna cruzou rasteiro da direita, Griezmann adiantou-se a Errazo e desviou para o gol. A bola surpreendeu Domínguez, bateu na mão do goleiro e foi parar no travessão. Aos 17, Matuidi tabelou com Benzema e mandou uma bomba para o gol. Domínguez pegou.
A melhor chance francesa foi de Pogba. Matuidi cruzou na área, e o volante da Juventus apareceu sozinho na cara do gol, mas cabeceou para fora, aos 28. Nos últimos 10 minutos de jogo, os equatorianos tentaram buscar a vitória, mas foi em vão.
Aos 36, Ibarra partiu em velocidade pela esquerda, deu lindo corte em Varane e chutou com força. Lloris espalmou para longe a bola e as chances do Equador de avançar à próxima fase.
Baixe o aplicativo Além do Campo, da Liga dos Fanáticos, e siga as seleções da Copa:
Android
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.gruporbs.ligadosfanaticos&hl=pt_BR
IOS
https://itunes.apple.com/br/app/liga-dos-fanaticos-alem-do/id658232969?mt=8