Primeiro frango da Copa
Goleiro falha, mas Rússia consegue o empate com a Coreia do Sul
Akinfeev entrega gol aos coreanos e é salvo por Kerzhakov: 1 a 1
Fábio Capello não é um homem de muita sorte. Em 2010, no comando da Inglaterra, ele foi traído pelo goleiro Green e saiu cedo da Copa do Mundo. No Brasil, o técnico da Rússia foi mais uma vez surpreendido negativamente pelo arqueiro. Igor Akinfeev, do CSKA, protagonizou o primeiro frango da Copa ao ceder o gol da Coreia do Sul. Sorte dele - e de Capello - que Kerzhakov empatou em 1 a 1, na Arena Pantanal, o jogo que encerra a primeira rodada do Mundial.
A Coreia do Sul começou assustando em jogadas individuais de Heungmin Son. Em uma delas, fintou a defesa russa e chutou perto da meta de Akinfeev. Em outra, mandou a bola para os confins da Mata Atlântica.
Aos poucos, a Rússia passou a administrar as ações. Em cobrança de falta, o lateral Ignashevich acertou um petardo no peito do goleiro Jung. Zhirkov também arriscou um chute cruzado para fora. A melhor chance, porém, foi do capitão coreano Jacheol Koo. Ele bateu rasteiro de fora da área, a bola desviou na zaga e saiu rente à trave pela linha de fundo - o que manteve o 0 a 0 no primeiro tempo.
A etapa final iniciou com pressão dos russos. Shatov tocou por cobertura e forçou uma defesa plástica do arqueiro Jung. Na cobrança de escanteio, o capitão Berezutskiy desviou para balançar a rede pelo lado de fora.
A resposta veio em seguida, com chutes de fora da área. Dois deles forçaram o goleiro russo a defender em dois tempos. No terceiro, aos 23 minutos, Lee carregou e bateu seco na bola à meia altura. Akinfeev deixou a bola passar entre as mãos e cedeu o primeiro tento coreano: 1 a 0.
A reação da Rússia foi ocupar o campo de ataque. Em uma blitz, seis minutos mais tarde, veio o empate. Após um bate-rebate, Kerzhakov pegou de virada e tocou rasteiro para igualar o marcador.
Mesmo mantendo os coreanos pressionados contra o próprio gol, a Rússia abusou de bolas alçadas na área e o placar não se alterou até o final. As duas equipes dividem a segunda colocação do grupo H, liderado pela Bélgica, que derrotou a Argélia de virada nesta terça-feira.
* ZH Esportes
Confira as imagens da partida: