Inter



Segurança

Briga de torcedores do Inter resulta em providências restritivas para o Gre-Nal

Uma ideia, porém, tentará levar civilidade ao jogo: um espaço no Beira-Rio para unir gremistas e colorados

22/07/2014 - 05h03min

Atualizada em: 22/07/2014 - 05h03min


Leandro Behs
Leandro Behs
Enviar E-mail
Mauro Vieira / Agencia RBS

O quebra-quebra promovido pela briga entre Guarda Popular e Nação Independente deixa a Promotoria do Torcedor em alerta para o Gre-Nal de 10 de agosto, o primeiro do novo Beira-Rio. A partir da próxima semana, algumas providências serão tomadas para o clássico. A maioria, infelizmente, restritivas. Há uma ideia, porém, para tentar levar um mínimo de civilidade ao jogo.

- Queremos ter uma célula no Beira-Rio que integre colorados e gremistas. Um espaço para até 200 torcedores no qual possamos misturar as torcidas - afirmou o promotor José Francisco Seabra Mendes Júnior.

Torcidas organizadas do Inter brigam em posto de gasolina
Onze torcedores envoldidos em briga são presos
Torcedores responderão por formação de quadrilha

Segundo Seabra, titular da Promotoria do Torcedor, há uma tentativa junto às direções de Inter e de Grêmio para que um pai gremista possa se sentar ao lado do filho colorado, ou vice-versa, ou ainda que alguns sócios de lado a lado possam ser colocados neste setor:

- Será uma tentativa de levar um exemplo de paz ao Gre-Nal, quase um legado da Copa, quando os torcedores adversários ficaram todos misturados nas arquibancadas do Beira-Rio.

Veja imagens das câmeras de segurança do posto:

Afora esta tentativa de ilha no clássico, todas as demais medidas que serão adotadas visam evitar brigas. Ainda que o Inter possa ceder até 5 mil ingressos para a torcida do Grêmio, é provável que a Brigada Militar autorize apenas 1,2 mil entradas. A alegação é que a BM não consegue escoltar um número maior do que este para a Arena. Assim, mesmo que o estádio do Grêmio tenha maior capacidade que o do Inter, a recíproca Gre-Nal não permite que sejam entregues mais bilhetes para o rival.

Seabra se mostra preocupado com a volta das ameaças em redes sociais ao Beira-Rio. A conquista do Gauchão pelo Inter, nos 4 a 1 de Caxias do Sul, se deu porque o Beira-Rio não reunia condições, segundo os Bombeiros. Na época, torcedores gremistas ameaçavam via internet até colocar fogo nas membranas do Beira-Rio, em represália às cadeiras quebradas pelos colorados no clássico da Arena.

- Já estamos atentos a tudo isto. O Inter até transformou um bar em QG para o BOE (Batalhão de Operações Especiais) dentro do Beira-Rio. O BOE terá um contingente de soldados neste local, sob a arquibancada superior, entre as duas torcidas - revelou o promotor.

Para evitar que colorados e gremistas tenham contato na chegada ao Beira-Rio, um brete será montado até mesmo na rampa de acesso à Superior, onde a torcida do Grêmio será instalada. Na arquibancada, os gremistas ficarão entre grades reforçadas e fechadas, sem espaço entre elas e sem poder enxergar a arquibancada ao lado.

- Também sugeri às direções que fotografem as arquibancadas minutos antes do Gre-Nal. Na Arena, a direção do Inter chegou a reclamar que algumas cadeiras já estavam quebradas quando a torcida do Inter chegou - concluiu Seabra, lamentando os novos tempos do Gre-Nal.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias