desabilitada Geral



Chuvarada

Depois da chuva, Região Central contabiliza os estragos

No interior de São Sepé, pelo menos seis pontes foram danificadas

25/07/2014 - 12h25min

Atualizada em: 25/07/2014 - 12h25min


Jornal do Garcia / Jornal do Garcia
Nível de rio em São Sepé subiu até 9 mm, mas, na sexta-feira já havia baixado

A sexta-feira de tempo bom na Região Central serviu para os municípios contabilizarem os estragos causados pelas chuvas dos últimos dias. São Sepé e Jaguari - duas das áreas mais atingidas -, trabalham na reconstrução de estradas, e também avaliam a possibilidade de decretarem situação de emergência nos próximos dias.

Em São Sepé,  entre terça e quinta-feira choveu 130 milímetros no Centro. Os bairro mais atingidos foram São Cristóvão e Cristo Rei, onde cinco famílias tiveram de ser removidas de suas casas, com o auxílio da Defesa Civil. A maioria foi levada para residências de familiares e uma família teve de ser abrigada no Ginásio Municipal.

Conforme a assessoria de impressa da cidade, a previsão é que as cerca de 15 pessoas retornem para suas casas ainda neste sexta-feira, já que o nível do Rio São Sepé, que chegou a subir 9 metros, está baixando.

No início da próxima semana, entidades devem ser reunir para o fazer o lavamento dos danos e avaliar a possibilidade de entrar com o pedido de decreto de emergência: 
_ Vamos contabilizar os estragos e aí avaliar o pedido, porque no interior houve danos bem mais graves em estradas e pelo menos seis pontes foram danificadas. Essa reconstrução demanda um valor mais alto, além das equipes não darem conta em um período curto _ esclarece Leandro Ineu, assessor de impressa.

Se o município optar pela solicitação do decreto, será a terceira vez, em dois anos, que São Sepé decreta situação de emergência.

 

Jaguari também avalia o pedido, já que o Rio Jaguari subiu cerca de 10 metros acima do nível normal, inundando plantações. Na quinta-feira, pelo menos seis famílias estavam desalojadas, e outras 20 corriam o risco de terem de deixar suas casas. Além disso, estradas e pontes do interior foram danificadas.



Em Santa Maria, conforme o coordenador da Defesa Civil local, Cladmir do Nascimento, a situação da Vila Bilibio e do bairro km 3, que estavam sendo monitorados, foi normalizada. O nível do Rio Vacacaí Mirim estabilizou e não há mais riscos desmoronamentos na região.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias