Notícias



Rodovias estaduais

Em quatro anos, multas por radar móvel crescem 700% no RS

Número se refere às infrações cometidas apenas em rodovias estaduais, que receberam 30 novos medidores de velocidade neste ano

21/07/2014 - 20h25min

Atualizada em: 21/07/2014 - 20h25min


Vanessa Kannenberg / Uruguaiana
Enviar E-mail



Segundo o chefe de operações e treinamento do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), capitão Roberto dos Santos Donato, a expectativa é de que a fiscalização constante e em pontos diferentes das estradas, possibilitada pela mobilidade desse tipo de equipamento, reduza o número de acidentes com lesão.

Esse tipo de acidente, segundo estudos do CRBM, se repete em determinados pontos de cada rodovia, enquanto os com morte são imprevisíveis e distribuídos, portanto, mais difíceis de combater. A partir de agora, os radares móveis serão usados nos pontos identificados como de "alto grau de acidentalidade". 

- Esperamos que ocorra uma mudança de comportamento do motorista, o que já notamos, por exemplo, na RSC-287, onde quatro radares estão operando. Lá, o condutor já sabe que pode ser multado e pensa "não vou arriscar" - esclarece Donato.

Nesse mesmo período (primeiro semestre de 2011 e de 2014), o número de acidentes com vítimas fatais e o de mortes são considerados estáveis. De 314 acidentes, passou para 304 e o número de mortes reduziu de 346 para 335.

Divulgação / CRBM
Na rodovia Montenegro-Santa Maria (RSC-287), CRBM já tem notado mudanças de comportamento com uso intensido de radares móveis

O número de multas por excesso de velocidade registradas por radares móveis no Estado aumentou mais de 700% nos últimos quatro anos. De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS), de 15,3 mil multas no primeiro semestre de 2011, o número saltou para 122,6 mil no mesmo período deste ano.

As explicações para o fenômeno têm relação com o incremento da frota, que em quatro anos passou de 5.031.931 para 5.864.261 (um aumento de 16,5%), e a utilização de uma nova tecnologia pelos patrulheiros rodoviários.

Desde março deste ano, 30 novos radares, mais potentes, são usados no Estado. Eles captam placas a até dois quilômetros de distância (caso sejam usados pelos agentes nas mãos, mas podem ser usados em tripés). Além disso, não necessitam de manutenção -  todos estão permanentemente em uso, diferentemente do que acontecia com os antigos. Cada um dos novos radares está sendo usado, em média, três horas por dia.


Multas nas rodovias estaduais do RS | Create Infographics

Pardais fixos têm outra função

Diferentemente dos radares móveis, conforme o capitão Donato, os pardais fixos têm outra função, a de prevenir acidentes naqueles pontos específicos onde estão instalados. Por isso, a localização dos 45 novos equipamentos, que podem começar a operar nas rodovias ainda em julho, foi determinada por estudos realizados pelo Daer e o CRBM.

- Os fixos servem pra reduzir a acidentalidade naqueles pontos específicos, pois estudos demonstram que a eficácia deles é de um quilômetro antes e até dois quilômetros depois do equipamento. O motorista reduz ali, mas depois retoma a velocidade - aponta Donato.

Além dos pardais, a licitação comandada pelo Daer prevê 20 câmeras de monitoramento em 13 rodovias estaduais. Os contratos já foram assinados, e as empresas já podem começar as instalações.

Segundo o diretor de Operação Rodoviária do Daer, Aldo Grassi, a fiscalização eletrônica visa à educação no trânsito, e não à arrecadação:

- A estatística nos mostra que, a cada 100 veículos que passam pelos pardais, somente dois trafegam acima da velocidade permitida.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias