Entretenimento



Na UTI

Estado de saúde de Ariano Suassuna se agrava

De acordo com boletim médico, quadro clínico do escritor é instável

22/07/2014 - 20h38min

Atualizada em: 22/07/2014 - 20h38min


Julio Cavalheiro / Agencia RBS
Suassuna sofreu AVC hemorrágico, passou por cirurgia e está em coma na UTI

O escritor Ariano Suassuna segue internado na UTI do Real Hospital Português, em Recife (PE), após sofrer um AVC na noite da última segunda-feira. De acordo com boletim médico divulgado às 20h desta terça-feira, Suassuna está em coma e respira com ajuda de aparelhos. Houve um agravamento do quadro clínico e a situação é instável, com queda da pressão arterial e pressão intracraniana muito elevada.

Leia todas as notícias de Zero Hora 

Suassuna já esteve internado no mesmo hospital no ano passado. Em 21 de agosto, ele sofreu um infarto agudo do miocárdio e foi submetido a um cateterismo. Após ficar seis dias internado, o dramaturgo teve alta, mas voltou à UTI do hospital dois dias depois, no dia 29, vítima de um aneurisma cerebral. Submetido a uma arteriografia cerebral, ele recebeu alta no dia 4 de setembro. 

O escritor

Ariano Vilar Suassuna nasceu em Nossa Senhora das Neves, hoje João Pessoa (PB), em 16 de junho de 1927, filho de Cássia Villar e João Suassuna. Ele é o sexto ocupante da Cadeira nº 32 da Academia Brasileira de Letras, eleito em 3 de agosto de 1989, na sucessão de Genolino Amado e recebido em 9 de agosto de 1990 pelo acadêmico Marcos Vinicios Vilaça.

Entre suas obras, destacam-se a peça Auto da Compadecida (1955), que o projetou no cenário nacional e já foi adaptada para a televisão e o cinema, e O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta (1971), que também foi adaptado para TV, na microssérie A Pedra do Reino (2007), da TV Globo.

Suassuna fundou, em 1959, o Teatro Popular do Nordeste, e foi membro fundador do Conselho Federal de Cultura, em 1967. O paraibano também foi Secretário de Cultura do Estado de Pernambuco, no governo de Miguel Arraes (1994-1998), e da Assessoria Especial do Governo de Pernambuco, durante o mandato do atual candidato à Presidência da República, Eduardo Campos, cargo que deixou em abril deste ano.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias