Esportes



Fraude fiscal

Ex-presidente do Barça depõe sobre contratação de Neymar

Negociação do brasileiro originou escândalo quando um sócio do clube acusou Sandro Rosell de "apropriação indevida"

22/07/2014 - 15h26min

Atualizada em: 22/07/2014 - 15h26min


JOSEP LAGO / AFP
Sandro Rosell renunciou à presidência do Barça em janeiro deste após a denúncia de sonegação fiscal na contratação de Neymar

Um juiz espanhol recebeu nesta terça-feira o ex-presidente do Barcelona Sandro Rosell para depor como parte da investigação sobre uma suposta fraude fiscal na contratação do astro brasileiro Neymar. Rosell compareceu à Audiência Nacional, principal instância penal espanhola, pela manhã em Madri e não quis falar com a imprensa.

O juiz convocou Rosell após receber uma denúncia da Receita espanhola, que calcula o montante dos valores "não percebidos" pelo Tesouro Público em 2,4 milhões de euros em 2011 e 6,7 milhões em 2013, ou seja, mais de nove milhões em impostos sonegados, fruto de contratos assinados nesses anos.

A transferência de Neymar, que assinou com o Barcelona por cinco temporadas em maio de 2013, originou um grande escândalo quando um sócio do clube apresentou uma acusação de "apropriação indevida" contra Rosell, que acabou entregando o cargo.

Após a saída de Rosell, em 23 de janeiro, a nova diretoria do clube, encabeçada por Josep Maria Bartomeu, revelou que o valor total gasto na contratação brasileiro foi de 86,2 milhões de euros, pagos em diversas operações assinadas em paralelo.

Em 24 de fevereiro, o Barcelona anunciou o pagamento de 13,5 milhões de euros à Receita espanhola, uma "regularização voluntária", de acordo com Bartomeu, com o objetivo de dar "cobertura às eventuais interpretações que se podem dar a todos os contratos assinados na contratação de Neymar, apesar de estarmos convencidos do comprimento de todas as obrigações fiscais".

- Sempre cumprimos com nossos compromissos fiscais, nossa dívida com a fazenda é zero. O Barça não deve nada - garantiu neste dia Bartomeu.

AFP


MAIS SOBRE

Últimas Notícias