Notícias



Queda do ATR 72-500

Familiares das vítimas de avião que caiu em Taiwan culpam autoridades

Segundo os parentes, a aeronave não devia ter decolado devido ao mau tempo

24/07/2014 - 12h31min

Atualizada em: 24/07/2014 - 12h31min


Parentes das vítimas do avião que caiu em Taiwan, nesta quarta-feira, matando 48 pessoas, criticaram as autoridades por autorizar o voo mesmo com o mau tempo. O voo doméstico da companhia aérea TransAsia, com 54 passageiros e quatro tripulantes a bordo, caiu em Mangong, em uma ilha do arquipélago de Penghu. Dez pessoas sobreviveram ao acidente, o pior desastre aéreo em uma década no país. O ATR 72-500 voava entre Kaohsiung, no sudoeste de Taiwan, e as ilhas da costa oeste, onde se chocou contra duas casas perto do aeroporto de Magong, deixando cinco feridos em terra, segundo as autoridades. O voo GE222 tentava aterrissar pela segunda vez, depois de abortar uma primeira tentativa devido às condições climáticas.

O tufão Matmo atingiu Taiwan nessa quarta, deixando ao menos nove feridos.

- O tempo estava tão ruim e Taiwan ainda estava sob os efeitos do tufão, a aeronave não deveria ter decolado - assegurou por sua vez a filha do piloto, Lee Yi-liang, que também morreu, ao canal de notícias FTV.

As autoridades de Taiwan defenderam a decisão de permitir o voo. - Muitos se perguntam por que o avião decolou durante um tufão. Mas de acordo com as informações que disponho, os dados meteorológicos correspondiam às exigências de segurança da aeronave - declarou à imprensa o ministro dos Transportes, Yeh Kuang-shih. 

Dois aviões aterrissaram sem incidentes no aeroporto logo após o desastre, disseram as autoridades. O capitão tinha 60 anos, 22 de experiência, e 23 mil horas de voo.



Recuperação dos corpos 

Nesta quinta-feira, mais de cem agentes, incluindo bombeiros e soldados, trabalhavam na recuperação dos corpos e restos do avião espalhados. Um homem, que perdeu seis membros da família no acidente, gritava com os funcionários da companhia aérea em Penghu:

- O que aconteceu com o avião e quais foram as causas? No mínimo, a companhia aérea deveria ter alguém no local para confortar a família - disse ao canal TVBS.

Próximo ao aeroporto, dezenas de parentes chegavam ao local de identificação das vítimas. Eles aguardavam no salão funerário reservado, onde alguns voluntários tentavam confortá-los. Fotografias com os rostos das vítimas foram colocadas nas paredes para serem identificados.

A mãe de uma sobrevivente disse que recebeu um telefonema de sua filha

- Ela me disse: "Mãe, meu avião caiu". Ela contou que conseguiu sair da aeronave e encontrou um celular.

A TransAsia, maior companhia aérea privada de Taiwan, cobre rotas para a China, Japão, Cingapura, Coreia do Sul e Vietnã. O último grande acidente envolvendo um avião civil em Taiwan ocorreu maio de 2002, quando um Boeing 747 da China Airlines com 225 pessoas a bordo caiu perto das ilhas Penghu. Não houve sobreviventes.

*AFP

SAM YEH / AFP

Leia todas as notícias de Zero Hora
Leia todas as notícias sobre Mundo

Agentes realizam a retiradas dos corpos nos escombros do avião
Foto: Sam Yeh/AFP


MAIS SOBRE

Últimas Notícias