Esportes



Não é bem assim

Luiz Adriano nega possibilidade de defender a Ucrânia: "Sonho com a Seleção Brasileira"

Centroavante está esperançoso com a renovação do elenco e com o retorno de Dunga

29/07/2014 - 11h10min

Atualizada em: 29/07/2014 - 11h10min


Alexandre Ernst
Alexandre Ernst
Enviar E-mail
ANDREAS HILLERGREN / AFP
Luiz Adriano sobre a situação na Ucrânia: "Minha família está tranquila, não tem medo"

Sem conceder entrevistas há pelo menos seis meses, o centroavante Luiz Adriano, ex-Inter e atualmente no Shakhtar Donestk, conversou por telefone com Zero Hora, na manhã desta terça-feira, desde Kiev. O jogador está hospedado em um hotel da capital da Ucrânia há dois dias, focado para o confronto da próxima sexta contra o Vorskla, em Poltava, região central do país do Leste Europeu, válido pelo campeonato nacional.

Desde o retorno da pré-temporada, na última semana, vive em Kiev, ao lado da mulher e da filha. Está longe das confusões de Donestk e do conflito entre a Rússia e Ucrânia e, por conta disso, não tem conversado com a imprensa. Para não ser mal-interpretado a partir de alguma declaração, o clube solicitou aos jogadores que não falassem.

Luiz Adriano quebrou o protocolo para esclarecer uma notícia a seu respeito. Segundo a imprensa ucraniana, o campeão mundial pelo Inter teria dito que estuda tornar-se ucraniano para poder defender a seleção daquele país:

- Meu sonho é a Seleção Brasileira. Sempre trabalhei para isso aqui no Shakhtar. Fiquei até espantado quando me falaram sobre esse assunto.

Zero Hora - De onde saiu a informação da cidadania ucraniana?

Luiz Adriano - Com a confusão do país estamos proibidos de dar entrevista sobre qualquer outra coisa que não seja futebol. Eu fiquei surpreso. Faz muito tempo, acho que um ano e meio atrás, que eu estava em um programa de TV aqui na Ucrânia e brincaram comigo sobre isso. Eu entrei na brincadeira, ri da situação. Ninguém falou a sério isso.

Zero Hora - Mas e se fosse a sério? Se te propusessem isso (o técnico ucraniano Mikhail Fomenko afirmou que convocaria Adriano se ele adotasse a nacionalidade ucraniana)?

Luiz Adriano - Os meus planos sempre foram relacionados à Seleção Brasileira. Eu sonho em defender a Seleção Brasileira. Esse ano vou trabalhar muito forte aqui para isso. Eu acompanho a situação da Seleção e sei que estão falando em renovação do grupo. Posso ter uma oportunidade.

Zero Hora - E como está a situação da Ucrânia? Do conflito? Como está o futebol do país? 

Luiz Adriano - A confusão é onde eu morava, Donestk, fica perto de onde caiu o avião (da Malaysia Airlines, que caiu no dia 17 por ter sido atingido por um míssel). No resto do país, a situação é mais tranquila. Agora estamos morando em Kiev, mas quando tudo voltar ao normal vou voltar para Donestk. Não tem porque ter medo, tudo aqui está tranquilo.

Zero Hora - O clube te deu uma nova casa?

Luiz Adriano - Sim, eles estão fazendo tudo que está ao alcance para que nos sintamos bem. Por enquanto muitos estão em hotel, eu por exemplo, porque são muitos jogadores, fica difícil de conseguir casa para todo mundo. As coisas vão se ajeitando, aos poucos, é tudo novo, cidade, pessoas. Chegamos a Kiev faz dois dias.

Zero Hora - Você tem ainda um ano de contrato. Quais teus planos?

Luiz Adriano - Eu penso em seguir aqui na Ucrânia. O Shakhtar me dá muita condição de trabalhar forte, alto nível, com tranquilidade. Isso é o mais importante: ter tranquilidade para trabalhar. Minha família está tranquila, não tem medo. O que o clube passa para mim, passo para ela. Claro, se surgir alguma oportunidade que for boa para mim e para o Shakhtar, podemos conversar.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias