Notícias



Templo de Salomão

Maior templo evangélico do Brasil custou R$ 680 mi à Igreja Universal

Com capacidade para até 10 mil pessoas, construção é quatro vezes maior que o Santuário de Aparecida

30/07/2014 - 13h39min

Atualizada em: 30/07/2014 - 13h39min


NELSON ANTOINE / FOTOARENA
A nova sede da Igreja Universal fica no bairro do Brás, em São Paulo, e será inaugurada na próxima quinta-feira

Erguido em uma área de 35 mil metros quadrados, equivalente a cinco campos de futebol, o Templo de Salomão - réplica da construção bíblica da antiga Jerusalém - chama a atenção pela grandiosidade e pelos altos custos, que chegaram a R$ 685 milhões. A nova sede da Igreja Universal fica no bairro do Brás, em São Paulo, e será inaugurada na próxima quinta-feira.

O Templo de Salomão é agora o maior do Brasil e supera em quatro vezes o tamanho de espaço construído do Santuário Nacional de Aparecida (SP). Para a obra, de acordo com a assessoria da Universal, foram importados de Hebron, cidade da Cisjordânia, 40 mil metros quadrados de pedras. Dentro das dependências do local, há doze oliveiras, trazidas do Uruguai, para reproduzir o Monte das Oliveiras.

Templo em SP é um dos maiores do mundo. Veja a lista completa
Leia todas as notícias publicadas por Zero Hora

Os evangélicos que frequentarem a nova sede da Universal vão sentar em cadeiras espanholas e poderão depositar o dízimo em uma esteira rolante, que carregará o valor diretamente para uma sala-cofre. A iluminação do templo é abastecida com 10 mil lâmpadas de LED, e as paredes são decoradas com grandes menorás, os candelabros de sete braços.

Crédito: Reprodução

Segundo a assessoria do templo, há ainda um memorial com colunas que explicam a origem das 12 tribos de Israel, um estacionamento para 2,4 mil vagas e 60 apartamentos para acomodar pastores. As mulheres não podem frequentar o local com "minissaias ou outros tipos de roupas curtas, decotadas ou sensuais", e os homens são proibidos de ingressar nos cultos com camisetas de times de futebol, chinelos, bermudas e regatas.

A obra foi destaque no jornal The New York Times, que publicou uma reportagem e destacou os rituais de exorcismo praticados pela Igreja Universal. Para a inauguração, a presidente Dilma Rousseff, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito da cidade, Fernando Haddad, são aguardados.

IBGE: Rio Grande do Sul é o Estado dos extremos religiosos

Veja outras imagens do templo

Crédito: Hélvio Romero / AE

Crédito: Reprodução


MAIS SOBRE

Últimas Notícias