Notícias



Apelo emocionado

Papa Francisco pede o fim imediato das guerras no mundo

Pontífice fez pedido aos governos envolvidos em conflitos no Oriente Médio e na Ucrânia

27/07/2014 - 15h50min

Atualizada em: 27/07/2014 - 15h50min


Leia todas as últimas notícias de Zero Hora

Reprodução / Centro Televisivo Vaticano
Papa Francisco fez o apelo após tradicional oração do Angelus

Após a tradicional oração do Angelus, o papa Francisco pediu, neste domingo, que as autoridades busquem o caminho da paz, o bem comum e o respeito pela pessoa no Oriente Médio e na Ucrânia.

- Parem, por favor! Eu vos peço de todo o coração. É hora de parar. Parem, por favor! - pediu, com a voz visivelmente emocionada, reforçando a necessidade da reconciliação "pelo diálogo e pela negociação".

Em discurso aos fiéis reunidos na Praça São Pedro, papa Francisco lembrou o centésimo aniversário da eclosão da Primeira Guerra Mundial, que ocorre nesta segunda-feira. O pontífice afirmou que os erros do passado não podem se repitir.

- Que no centro de cada decisão não coloquem interesses particulares, mas o bem comum e o respeito pela pessoa. Lembrem-se que tudo está perdido com a guerra e nada se perde com a paz - sugeriu.

Francisco não fez menção específica sobre o conflito na Faixa de Gaza, que já chega ao seu 19º dia com saldo de 1.033 palestinos e 46 israelenses mortos, mas falou sobre a situação das crianças, que, segundo ele, perdem a esperança de uma vida descente com a guerra.

- Crianças feridas, crianças mutiladas, crianças órfãs, crianças que têm como brinquedos materiais bélicos, crianças que não sabem sorrir - afirmou.

Confira o discurso do Papa Francisco na íntegra

* Zero Hora e Agência Brasil


MAIS SOBRE

Últimas Notícias