Entretenimento



HQ gaudério

Quadrinista faz sucesso com tirinhas que contam a rotina do gaúcho campeiro

Sávio Moura lançou recentemente o quinto volume da coleção "É Dura a Vida no Campo"

24/07/2014 - 14h03min

Atualizada em: 24/07/2014 - 14h03min


Gustavo Foster
Gustavo Foster
Enviar E-mail
Reprodução / Sávio Moura
Quadrinhos de Sávio Moura levam assuntos "da cidade grande" para a realidade rural com muito humor

Nada de super-heróis ou de brigas entre uma menina forte e um menino de língua presa. Em É Dura a Vida no Campo, os protagonistas vivem no campo, lidam com vacas e cavalos e fazem piada com a rotina dos gaúchos do pampa. E não podia ser de outro jeito:

- Temos que escrever sobre assuntos que dominamos. E o que eu domino é a vida no campo - explica o quadrinista Sávio Moura, que desenha desde 1994 em jornais do interior do Estado, e que há oito anos se dedica às tirinhas de É Dura a Vida no Campo, com personagens fixos.

Em maio, Sávio lançou o quinto volume da coleção. Nela, personagens como Chiru Velho, Dona Palometa, Virso, Juracema e O Porco brincam com situações da "cidade grande", como o Quadradinho de Oito e as redes sociais, mas também, claro, com o cotidiano da vida rural.

- Me inspiro em amigos, nas pessoas ao meu redor. Para fazer uma tirinha sobre ovelha, tem que ter visto uma ovelha. O Vinicius de Moraes fez Garota de Ipanema porque ele via a garota passando por Ipanema. Tudo tem que ter uma origem - explica o autor, que vive em São Luiz Gonzaga, nas Missões.

Inspirado por nomes como Carl Barks, famoso ilustrador da Disney, Sávio diz que não lê quadrinhos brasileiros "porque não quero ter nenhum tipo de influência". Sucesso na região das Missões, ele diz que não tem nada planejado para a Capital. Vai a Porto Alegre na Semana Farroupilha, mas ainda não tem agendados eventos de lançamento da quinta edição de É Dura a Vida no Campo.

Os quatro volumes anteriores podem ser encontrados na livraria Tutatis (Assis Brasil, 650). O catálogo completo pode ser encontrado no seu site.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias