Notícias



Amor canino

Saiba o que pode explicar caso do cão que desmaiou ao rever dona

Especialistas afirmam que é raro um cachorro desfalecer de emoção, como mostra vídeo na internet

28/07/2014 - 00h40min

Atualizada em: 28/07/2014 - 00h40min


Marcelo Gonzatto
Marcelo Gonzatto
Enviar E-mail
Youtube / Reprodução
Animal ficou bastante agitado ao reencontrar sua dona, que estava fora de casa havia dois anos

Ao reencontrar sua dona após dois anos de separação, um cachorro da raça Schnauzer chegou a desmaiar de emoção e se transformou em fenômeno da internet. Até a noite de domingo, o vídeo do reencontro já somava mais de 14 milhões de visualizações no YouTube. Mas, além de comover os espectadores, a cena desperta dúvidas: é comum um cão desmaiar de emoção? Dois anos não é muito tempo para um animal lembrar de alguém?

Especialistas consultados por Zero Hora afirmam que é incomum um cachorro desmaiar de emoção, e isso costuma ser sintoma de um problema de saúde - ainda que a dona do animal tenha garantido que ele foi a um veterinário e nada foi detectado. De maneira geral, ao se excitar, o animal aumenta a frequência dos batimentos cardíacos, da respiração e sofre uma descarga de substâncias como adrenalina. Isso, normalmente, não leva a um desmaio.

- Crio Schnauzers há 50 anos e nunca vi um desmaiar daquele jeito. Mas posso garantir que são muito inteligentes e apegados aos donos. São capazes de morrer para defendê-los - afirma a criadora de cães Schnauzer Irene Degenhardt, 68 anos, de São Paulo.

Leia todas as últimas notícias de Zero Hora

A veterinária especialista em comportamento de cães e gatos Ceres Faraco sustenta que o desmaio pode estar relacionado a uma série de possíveis problemas, como desordens circulatórias, neurológicas, hipoglicemia, entre vários outros de difícil diagnóstico. Mas ela não descarta que, pelo estresse muito elevado, o choque emocional tenha reduzido o fornecimento de oxigênio para o cérebro e provocado o raro desmaio que vem chamando tanta atenção entre internautas.

- Pode ter acontecido algo semelhante ao que ocorre com uma pessoa que sofre uma emoção muito forte e desmaia. É mais uma evidência de como características emocionais estão presentes nos animais e devemos reconhecer e respeitar isso - avalia Ceres.

Especialista em comportamento animal, o veterinário Mauro Lantzman afirma que é muito comum um bicho de estimação lembrar de pessoas de quem gosta após vários anos de ausência, independentemente da raça. No caso do vídeo, a dona Rebecca Ehalt ficou dois anos longe dos Estados Unidos, onde reside o cão, para morar na Eslovênia.

Lantzman chama a atenção para a cor avermelhada das patas do cãozinho. Segundo ele, isso costuma refletir um comportamento compulsivo de se lamber (a saliva altera a coloração). Essa característica pode indicar algum estresse provocado por fatores como períodos em que se fica sem companhia, por exemplo. Isso também poderia amplificar a emoção do animal ao reencontrar um rosto querido.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias