Esportes



Jiu-jitsu

Campeão mundial, Cyborg se emociona durante oficina solidária em Porto Alegre

Dono de sete títulos internacionais, lutador se despede de Porto Alegre na sexta-feira, após comandar o último dos três seminários agendados em solo gaúcho

21/08/2014 - 17h42min

Atualizada em: 21/08/2014 - 17h42min


Divulgação / Pro Sports
Cyborg ministrou seminário para crianças de Porto Alegre

Quem vê Roberto Abreu chegando até pode se assustar: 1m80cm, 102kg e as orelhas transformadas por décadas de prática de Jiu-Jitsu. Mas Cyborg, como é conhecido pela rápida recuperação após ter o braço seriamente lesionado em um acidente de carro, só vira uma pessoa ameaçadora quando está lutando. Fora dos tatames, é um sujeito de fala mansa, olhar seguro e coração grande.

Emotivo, o campeão do ADCC 2013, um dos principais eventos mundiais da modalidade em que os atletas competem sem quimono, demonstrou tudo isso em Porto Alegre. No início da semana, Cyborg protagonizou uma oficina solidária para 30 crianças carentes no Bairro Bom Jesus, parte do projeto solidário Guerreiros do Futuro.
 
Durante uma hora, o atleta falou sobre desafios, perseverança, superação de limites e dedicação. Entre as demonstrações de uma posição de luta e outra, ressaltou que a origem de uma condição social não pode ser determinante para definir o futuro de cada cidadão. Ao final da jornada, não segurou as lágrimas.

- Eu vou falar para você, eu choro em todas as oficinas. Na verdade, sou o mais chorão que existe (risos). Eu me emociono a cada instante. Minha intenção foi mostrar que existe luz no fim do túnel e que eles podem chegar ao sucesso, podem transformar as vidas deles, porque todos são capazes de qualquer coisa. O impossível não existe. Tudo é possível quando a gente acredita - desabafa o lutador de 31 anos, natural de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e dono de uma academia de artes marciais em Miami, nos Estados Unidos, onde se prepara para as competições.

O Guerreiros do Futuro é uma iniciativa da Federação Internacional de Jiu-Jitsu e Associados - a FIJJA. Noventa crianças com idade entre 10 e 16 anos de três comunidades da capital, 30 em cada, recebem oficinas gratuitas da arte suave. As estações do projeto são: Aldeia da Fraternidade, no bairro Tristeza, Associação dos Moradores e Amigos da Vila Tronco Neves e Arredores, no bairro Santa Teresa, e Centro Cultural James Kulisz, no bairro Bom Jesus.

Da oficina ao seminário

Dono de pelo menos sete títulos internacionais, Cyborg se despede de Porto Alegre na sexta-feira, após comandar o último dos três seminários agendados em solo gaúcho - já ministrou em Caxias do Sul, na quarta, e em Novo Hamburgo, na quinta. Transmitir conhecimento é algo que faz parte da rotina de Roberto Abreu. São, em média, 36 seminários por ano. O campeão já visitou 40 países difundindo o jiu-jitsu brasileiro.

- Esses seminários são diferentes das oficinas com crianças, porque são voltados para atletas. O evento é feito para praticantes que buscam aperfeiçoar técnicas. São três horas de duração, posições com e sem quimono. Já tive contato com muitas escolas de diversos países e essa foi a forma que encontrei de levar isso adiante, tentado ajudar no crescimento do esporte. Eu faço com o coração. Eu amo o jiu-jitsu e o estilo de vida que ele me trouxe - completa.

Serviço:
Seminário de Jiu-Jitsu com o Mestre Roberto "Cyborg"
Data: sexta-feira , 22 de agosto
Horário: das 19h às 22h
Local: Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE)
Rua Gonçalves Dias, 628 - Bairro Menino Deus
Inscrições pelo telefone: 51 8189 7735


MAIS SOBRE

Últimas Notícias