Porto Alegre



Espera a conta-gotas

Homeopatia gratuita está em falta em Porto Alegre

Com fechamento temporário da farmácia especializada do Centro de Saúde Modelo, usuários do SUS estão sem alternativa para retirar os remédios

20/08/2014 - 04h02min

Atualizada em: 20/08/2014 - 04h02min


Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Pacientes encontram aviso na porta do posto de distribuição dos medicamentos

É por meio de um aviso pendurado na porta, no segundo piso do prédio na Rua Jerônimo de Ornelas, que usuários do Centro de Saúde Modelo são informados sobre o fechamento da farmácia de homeopatia. O motivo é que, desde a aposentadoria da farmacêutica, em 24 de julho, um novo profissional não foi contratado. A farmácia deixou de atender de 300 a 350 pacientes por mês. Como é a única do sistema de saúde público no Estado - e uma das poucas do Brasil - resta aos pacientes pagar pela manipulação no sistema privado ou interromper os tratamentos em andamento.

Nos corredores do posto, há quem reclame da falta do recurso. Uma paciente que aguardava na fila do remédio convencional diz que a solução é ir à farmácia de manipulação, onde gasta entre R$ 15 e R$ 35 para adquirir o medicamento. Há quem prefira telefonar para o 156 da prefeitura e registrar queixa.

- O pessoal está sentido falta, muita gente está reclamando na ouvidoria - diz Beatriz Alves Oliveira, homeopata do posto.

Misturas atendiam outras unidades

Enquanto a farmácia não reabre, as 1.574 matrizes para a produção dos medicamentos seguem estocadas no posto. A maioria delas tem duração de dois a cinco anos. Mas a torcida de Lívia Maria Kümmel, a farmacêutica recém aposentada, é que voltem a ser utilizadas logo:

- Eles sabiam que eu ia me aposentar há dois anos, mas deixaram para encontrar alguém no último momento.

As misturas homeopáticas eram preparadas por Lívia e entregues na hora aos pacientes do posto de saúde e também de outros, como Conceição, Murialdo, Divina Providência e Bananeiras. Criada em 1991 como a primeira farmácia homeopática do SUS no país, a unidade já teve mais de 170 mil receituários dispensados.

Sintomas podem voltar com interrupção

A falta do uso das gotinhas naturais pode apresentar mais do que prejuízos de ordem imunológica, garante a médica ginecologista e homeopata Zilca Teresinha Gyenes. Interromper um tratamento homeopático, segundo ela, pode trazer de volta os sintomas, baixar as defesas do organismo e onerar o próprio SUS.

- Ficar sem o medicamento poderá custar mais para o paciente e para o sistema público, até porque os medicamentos alopáticos são mais caros. Ficar sem homeopatia também pode gerar mais internações aos pacientes - explica Zilca.

Profissional deve ser transferido

Um profissional está a caminho do posto, e a solução para o problema deve chegar assim que o novo farmacêutico for integrado à equipe. Essa é a expectativa do secretário da saúde de Porto Alegre, Carlos Casartelli, que prevê uma resolução nos próximos dias.

- O novo farmacêutico vem do centro de saúde Vila dos Comerciários. Ele demorou para ser encontrado porque é complicado conseguir alguém com esse perfil. Não é qualquer servidor municipal que tem curso de homeopatia - diz Casartelli.

Ex-funcionária do posto e vice-presidente da Sociedade Gaúcha de Homeopatia, a médica Universina Ramos conhece bem a realidade dos usuários da homeopatia no SUS. Após 10 anos trabalhando com o serviço, ela entende que disponibilizar o acesso a tratamento alternativo de saúde representa evitar que "pessoas tomem antibióticos e corticoides para doenças como asma e dor de cabeça, que podem ser prevenidas de forma mais natural".

Homeopatia no Centro de Saúde Modelo

-Porto Alegre tem cinco homeopatas na rede pública, sendo que dois deles atuam no Centro de Saúde Modelo. Na mesma unidade funcionam serviços de acupuntura e de fitoterapia.

-Uma consulta de homeopatia na rede pública de saúde pode ser agendada para qualquer pessoa residente no município, para tratar qualquer tipo de doença. Antes de consultar o homeopata, o paciente passa pela triagem realizada por um clínico geral.

Como é feito o remédio

-A homeopatia pode ser feita com elementos de origem mineral, vegetal ou animal. A matriz é sempre diluída em água ou álcool.

Depois, passa por processo de agitação até que seja dinamizada. Atua no sentido de ativar energia do sistema corporal.

A técnica da homeopatia

-Ansiedade, estresse, traumas, dificuldades emocionais, doenças respiratórias e questões de pele ou alergias estão entre as principais doenças beneficiadas pelo tratamento homeopático.

-A homeopatia previne doenças que apareceriam a partir de uma pré disposição genética. É uma técnica curativa, pois atua na origem, promovendo a cura em fase leve ou crônica da doença.

-Em doenças agudas, quando o medicamento homeopático foi bem escolhido, a ação é rápida. Em doenças crônicas, a melhora será gradual e depende de fatores como a observação das orientações médicas, o estado de saúde e o início do tratamento.

Fontes: Secretaria Municipal da Saúde e homeopata Zilca Teresinha Gyenes


MAIS SOBRE

Últimas Notícias