Vida



Exercitando a mente

Ioga ajuda na memória e faz praticantes pensarem mais rápido

No final das oito semanas, o grupo de ioga foi mais rápido e preciso em testes de memorização de informações do que tinha sido antes da intervenção

22/08/2014 - 15h51min

Atualizada em: 22/08/2014 - 15h51min


Felipe Carneiro / Agencia RBS

Os praticantes de ioga pensam mais rápido e têm mais capacidade de memorização do que as pessoas que praticam outros exercícios físicos, apontou um estudo. Na pesquisa, os participantes praticaram ioga três vezes por semana durante dois meses.

O estudo envolveu 108 adultos com idades entre 55 e 79 anos - 61 deles assistiram aulas de ioga. Os outros praticaram o mesmo número de sessões com a mesma duração, mas apenas com alongamento e exercícios de tonificação.

No final das oito semanas, o grupo de ioga foi mais rápido e preciso em testes de memorização de informações do que tinha sido antes da intervenção. O grupo de alongamento e tonificação não apresentou nenhuma mudança significativa no desempenho cognitivo ao longo do tempo. As diferenças observadas entre os grupos não foram o resultado de distinção de idade, sexo, status social ou outros fatores demográficos.

- Ioga requer esforço e concentração para mudar entre as posições de exercícios, controle do corpo e respiração em um ritmo constante - disse Gothe, um dos pesquisadores.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias