Vida



Segundo estudo

Peso baixo no nascimento está ligado à incidência de diabetes

Pesquisa americana afirmou que mulheres negras que nascem com baixo peso têm 13% mais chances de desenvolver a doença

22/08/2014 - 06h03min

Atualizada em: 22/08/2014 - 06h03min


reprodução / Reprodução

Quem nasce com peso baixo ou muito baixo tem mais de chances de desenvolver diabetes na fase adulta, afirma uma pesquisa da universidade de Boston. Os pesquisadores acompanharam mais de 21 mil americanas negras ao longo de 16 anos e analisaram aspectos como peso na hora do nascimento, idade atual, histórico familiar de diabetes, índice de massa corporal, atividade física e condição socioeconômica.

Estresse no trabalho aumenta em 45% risco de diabetes

Os resultados do estudo indicam que as mulheres com baixo peso ao nascer tiveram uma chance 13% maior de desenvolver diabetes do que aqueles com peso normal. As que nasceram com peso muito baixo apresentaram 40% mais probabilidade de ter a doença.

Dispositivo pode acabar com cortes e melhorar a qualidade de vida dos diabéticos

O baixo peso ao nascer foi definido para bebês com até 2,5 quilos. Já o muito baixo aos com menos de 1,5 quilos.

De acordo com os pesquisadores, existem duas hipóteses principais para o fenômeno. A primeira, conhecida como a "hipótese do fenótipo econômico", afirma que uma vez que o corpo do recém-nascido percebe que ela não tem nutrição, ele absorve mais nutrientes, causando um desequilíbrio no metabolismo que, eventualmente, leva à diabetes. A segunda, conhecida como a "hipótese de insulina fetal," afirma que os genes responsáveis pela secreção de insulina também têm um efeito negativo sobre o peso de nascimento.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias