Notícias



Eleições 2014

Quase 5 mil gaúchos solicitaram voto em trânsito no 1º turno

Prazo para cadastro do eleitor que quer votar fora do domicílio eleitoral terminou às 19h desta quinta-feira

21/08/2014 - 19h11min

Atualizada em: 21/08/2014 - 19h11min


Nelson Jr / Asics

Quase 5 mil gaúchos devem votar fora do seu domicílio eleitoral neste ano. O número total de solicitações de voto em trânsito foi de 9.727, segundo levantamento do Tribunal Regional Eleitoral divulgado às 19h desta quinta-feira - prazo limite para fazer o pedido. A relação das mesas receptoras deverá ser publicada até 5 de setembro.

ZH Explica: tire suas dúvidas sobre o voto em trânsito

Um número maior de eleitores pediu para votar em trânsito no primeiro turno (foram 4.982 pessoas) do que no segundo (4.745 pedidos). A medida é válida, já que a solicitação é referente a cada turno, ou seja, o eleitor pode votar no primeiro turno em seu domicílio e em um eventual segundo turno em trânsito, ou vice-versa.

A maioria dos pedidos foi para votar em Porto Alegre - 2.361 no primeiro turno e 2.207 no segundo. Na sequência com mais solicitações estão Pelotas (total de 1.512 nos dois turnos), Santa Maria (1.415), Caxias do Sul (1.362) e Canoas (830). Os locais puderam ser escolhidos porque, conforme a lei, são capitais das federações ou municípios com mais de 200 mil eleitores.

Número de eleitores no RS cresce 5,5% nos últimos seis anos
Confira página especial sobre as Eleições 2014

Com limitação de votar apenas para presidente e vice-presidente, o eleitor que fez o cadastro para votar em trânsito não pode voltar atrás. Ou seja, mesmo se permanecer no seu domicílio eleitoral por algum motivo, só poderá ir lá para justificar a ausência.

Caso contrario, só poderá ficar em dia com a Justiça Eleitoral se for até o município para onde fez o pedido de voto em trânsito ou justificar o fato de não ter votado até 30 dias depois das eleições em qualquer cartório eleitoral.

Vale lembrar que qualquer pessoa que não participar das Eleições, em pelo menos um dos turnos, deverá fazer a justificava dentro de um mês. Aqueles que estiverem no Exterior têm o mesmo prazo, a contar a partir do dia de retorno ao Brasil, para justificar, mediante apresentação do passaporte.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias