Notícias



Dia de verão

Temperatura chega a 31ºC neste sábado no Estado

Sensação de calor aumenta ao longo do dia, e, à tarde, chuva chega à Região Sul

23/08/2014 - 09h29min

Atualizada em: 23/08/2014 - 09h29min


Shana Sudbrack / Agência RBS
Em Porto Alegre, sensação de calor aumenta ao longo do dia e temperatura chega aos 29ºC

O sábado reserva um dia de verão em pleno inverno aos gaúchos. Com predomínio do sol e poucas nuvens no céu, o Estado terá temperaturas elevadas e atípicas para a época do ano hoje, assim como ocorrido nos últimos dias. O jeito será deixar o casaco repousando no armário por mais um tempo e ressuscitar as roupas leves para este final de semana.

Sete cidades têm máxima prevista de 31ºC: Rio Pardo, Santa Maria, São Gabriel, Teutônia, Campo Bom, São Leopoldo e Canoas. Em Dom Pedrito, Quaraí, Uruguaiana e São Borja, a temperatura pode chegar a 30ºC. Em Porto Alegre - onde os termômetros marcaram 15ºC na madrugada -, a máxima atinge 29ºC.

O cenário de tempo firme, porém, começa a mudar a partir da metade da tarde em parte do Rio Grande do Sul. O avanço de uma frente fria provoca chuva no Litoral Sul e na Campanha. A instabilidade não será intensa. Neste sábado deve chover 30mm no Litoral Sul, e, na Campanha, as pancadas serão mais isoladas. Nas demais áreas, não chove hoje.

Leia as últimas notícias de Zero Hora

Na madrugada de domingo, a instabilidade ganha mais força, espalhando a chuva para a Região Metropolitana, Central e Leste. Na Capital, as pancadas serão isoladas, enquanto no Sul há possibilidade de temporal. Municípios do Noroeste, Norte, Serra e Litoral Norte seguem com tempo firme no final de semana.

A explicação para a onda de calor durante o inverno está, conforme a meteorologista Thaize Baroni, na atuação de uma massa de ar seco.

- Há uma massa de ar seco atuando sobre todo o país e, nos últimos dias, ela estava bem forte. Assim, os sistemas que se formavam mais ao Sul não conseguiam avançar. Agora, se formou uma massa de baixa pressão mais intensa que consegue fazer com que a massa de ar seco perca intensidade, e a frente fria avança provocando chuva - aponta Thaize, da Somar Meteorologia.

Na segunda-feira, a chuva atinge todo o Estado e as temperaturas começam a cair. Porém, somente a partir de terça-feira o frio ganha mais força devido a uma massa de ar polar.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias