Esporte



Campeonato Catarinense

Únicos campeões da elite na série B estadual, Inter de Lages e Hercílio Luz voltam a se enfrentar depois de 19 anos

Leões da Serra e do Sul voltam a se encontrar neste sábado, a partir das 18h, em Tubarão

29/08/2014 - 19h09min

Atualizada em: 29/08/2014 - 19h09min


Os dois tradicionais clubes já duelaram 44 vezes, como neste 5 a 1 para o Inter em 6 de junho de 1971

A série B do Campeonato Catarinense chega à penúltima rodada do primeiro turno com um dos confrontos mais aguardados. Neste sábado, os dois únicos clubes, entre os 10 participantes, que já conquistaram a elite, se encontram para um duelo que vai mexer com os saudosistas. Hercílio Luz e Inter de Lages se enfrentam a partir das 18h no Estádio Aníbal Torres Costa, em Tubarão.

Leão da Serra e Leão do Sul se enfrentaram pela primeira vez em 1965, ano em que o time de Lages conquistou o seu primeiro e único título da primeira divisão até hoje na final contra o Metropol, de Criciúma.

Naquela ocasião, a equipe de Tubarão já ostentava dois títulos: os de 1957 e 1958, ambos conquistados contra o Carlos Renaux, de Brusque.

Hercílio Luz, bicampeão em 1957 e 1958. Foto: Acervo Homero Roberge

Desde então, Hercílio Luz e Inter se enfrentaram 44 vezes, sendo 13 vitórias para o Leão da Serra, 12 para o Leão do Sul e outros 19 empates. O Hercílio leva ligeira vantagem no saldo de gols: 49 a 47. Já o resultado mais frequente entre ambos, em 10 ocasiões, foi o inglório 0 a 0.

O último confronto ocorreu em 1º de junho de 1995, em Tubarão, pela primeira divisão estadual, com goleada de 4 a 1 para o time da casa. Depois disso, dois dos clubes mais queridos e tradicionais de Santa Catarina viveram momentos tristes, com rebaixamentos e licenças, e nunca mais voltaram a se cruzar. Inter de Lages conquistou seu título em 1965. Foto: Acervo Inter de Lages

Passados 19 anos, o jogo deste sábado vale muito para os dois times, que vivem momentos distintos na série B estadual. O Inter quer voltar à liderança perdida na última rodada, quando empatou em casa com o Blumenau. Para isso, precisa vencer o Hercílio e torcer por pelo menos um empate do Concórdia contra o Blumenau, no Vale do Itajaí.

Já o Hercílio precisa se distanciar de vez da zona de desconforto. O time ocupa a antepenúltima posição e pode até cair para a vice-lanterna caso não vença o Inter e o arquirrival Tubarão derrote o lanterna Caçador.

Guarani pode perder três pontos. Foto: Cristiano Estrela, Agência RBS

Pela abertura da oitava rodada, na última quarta-feira, o Guarani de Palhoça venceu o Porto por 1 a 0, em Porto União, e dormiu na liderança com 16 pontos. E como Concórdia, com 15, e Inter de Lages, com 14, têm compromissos difíceis fora de casa neste fim de semana, o time de Palhoça tem boas chances de se consolidar na ponta da tabela e conquistar o primeiro turno da série B estadual já na próxima quarta-feira, em casa, contra o Canoinhas.

Ocorre que, já na quinta-feira, o Guarani foi condenado pelo Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) de Santa Catarina à perda de três pontos por ter utilizado um jogador irregular na segunda rodada, dia 23 de julho, quando perdeu por 1 a 0 para o Tubarão.

O clube de Palhoça tem até as 19h da próxima terça-feira para recorrer à última instância, no caso, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Se não protocolar defesa em tempo hábil, a Federação Catarinense de Futebol (FCF) descontará os três pontos do Guarani e mudará a tabela de classificação. Mas caso o clube recorra, a FCF aguardará o julgamento do recurso para mudar ou manter a classificação.

OITAVA RODADA - TURNO

* Quarta-feira: Porto 0 x 1 Guarani de Palhoça

* Sábado, 18h: Hercílio Luz x Inter de Lages

* Sábado, 18h: Blumenau x Concórdia

* Domingo, 15h: Camboriú x Canoinhas

* Domingo, 15h30min: Caçador x Tubarão

CLASSIFICAÇÃO ATÉ A SÉTIMA RODADA

1º: Guarani (Palhoça) - 16 pontos *

2º: Concórdia - 15 pontos

3º: Inter de Lages - 14 pontos

4º: Blumenau - 10 pontos

5º: Camboriú - 9 pontos

6º: Porto (Porto União) - 8 pontos *

7º: Canoinhas - 7 pontos

8º: Hercílio Luz - 7 pontos

9º: Tubarão - 6 pontos

10º: Caçador - 3 pontos

* Guarani e Porto se enfrentaram na última quarta-feira e já têm oito jogos cada. O Guarani ainda pode perder três pontos caso não recorra ao STJD até as 19h da próxima terça-feira ou a sua condenação seja confirmada pela entidade máxima da justiça desportiva brasileira.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias