Porto Alegre



Cartilha da boemia

Veja como 10 cidades ao redor do mundo regram o funcionamento dos bares

Enquanto alguns lugares marcam horário para o fechamento, há quem deixe as regras da noite apenas a cargo do bom senso

01/08/2014 - 15h01min

Atualizada em: 01/08/2014 - 15h01min


Bruna Vargas - de Tramandaí
Enviar E-mail
Adriana Franciosi / Agencia RBS
Na Cidade Baixa, bares podem funcionar até a 1h durante a semana e até as 2h nas sextas, sábados e vésperas de feriados

O fechamento de cinco bares da Cidade Baixa por descumprirem o horário de funcionamento estabelecido pelo Decreto Municipal 17.902, na semana passada, trouxe à tona o conflito entre a folia e o sossego em Porto Alegre. Mas a situação não é novidade nem exclusividade da capital gaúcha.

Metrópoles como São Paulo e Nova York e cidades com grande potencial turístico, como Barcelona, também criaram regras para que se divertir e ter uma noite de sono tranquila sejam opções ao alcance de todos. Há também aquelas que preferiram deixar os limites a cargo do bom senso: Belo Horizonte, a boêmia capital mineira, não interfere no funcionamento dos bares. Do outro lado do mundo, em Tóquio, as leis também são flexíveis, sem horário determinado para os estabelecimentos.

Saiba por que a Smic não fecha alguns bares da Cidade Baixa

Sócio de uma casa noturna e dono de uma produtora de eventos, ambas em São Paulo, o administrador Marcelo Beraldo destaca que, embora as questões relacionadas à boemia nas grandes cidades sejam objeto de discussão mundo afora, não existe uma "fórmula perfeita" para sanar os conflitos decorrentes da movimentação noturna.

Leia todas as notícias sobre Cidade Baixa
Leia todas as notícias de Porto Alegre

Para o empresário, que já morou na Austrália, nos Estados Unidos e na Indonésia, deve haver regulação em relação ao barulho. Mas restrições ao funcionamento de bares não resolvem o problema entre quem quer dormir e quem quer fazer festa.

- Há lugares onde a lei é bastante restrita, em cidades como Los Angeles e Nova York, que têm de lidar com um volume grande de ocorrências domésticas. As pessoas não deixam de se divertir por causa que os bares fecham. Fazem festas em casa, o que acaba incomodando os vizinhos - observa Marcelo, que acredita que a rígida legislação também propicia o surgimento de festas clandestinas.

As estratégias são diversas. Enquanto alguns lugares, como Amsterdã, marcam horários para o fechamento dos bares, outros preferem restringir a venda de bebidas alcoólicas. É o caso de Buenos Aires, onde ninguém pode encher copos depois das 4h30min.

Na capital gaúcha, estabelecimentos com alvará de bar podem funcionar até a meia-noite, com possibilidade de flexibilização após aprovação de um Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) e a obtenção de documentação específica e de licenciamento ambiental.

A Cidade Baixa, que conta com mais de 170 bares, tem legislação específica. Um decreto aprovado em 2012 determina que os estabelecimentos podem ficar abertos até a 1h durante a semana e as 2h nas sextas, sábados e vésperas de feriado, ambos com tolerância de 30 minutos.

Smic responde dúvidas de leitores sobre interdição de bares 

Veja como 10 cidades ao redor do mundo regram a boemia:

Belo HorizonteRio de JaneiroSão PauloAmsterdãBarcelonaBuenos AiresDublinLondresnova yorkParistóquio | Create Infographics


MAIS SOBRE

Últimas Notícias