Notícias



No adeus

Adotada por Vó Maria, vira-lata permanece ao lado de idosa durante o velório

Milka foi acolhida por assistente social de 102 anos que ajudava na recuperação de presos e morreu neste domingo

22/09/2014 - 12h37min

Atualizada em: 22/09/2014 - 12h37min


Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
A cadela Milka ficava em volta do caixão, em busca de sinais de Dona Maria

Dezenas de amigos foram, na manhã desta segunda-feira, dar seu adeus à Vó Maria, a assistente social que dedicou a vida a ajudar na recuperação de presos que morreu aos 102 anos, neste domingo.

Mas nenhum deles chamou tanto a atenção no velório quanto Milka.

Não só porque Milka é uma vira-lata. Mas porque, desde a madrugada, não saiu do lado do caixão de Maria Ribeiro da Silva Tavares, sua dona, que foi sepultada no Cemitério Jardim da Paz, por volta das 11h.

Leia todas as últimas notícias de Zero Hora

Deitada sobre o tapete estampado, mirando os visitantes humanos, Milka lembrou a história de Hachiko, o cão japonês que esperava diariamente em uma estação de trem pelo dono que havia morrido. A cadelinha passou toda a noite acampada na sala de reuniões da Fundação Patronato Lima Drummond, criada pela idosa em 1942 para abrigar presos do semiaberto, onde foi velado o corpo da idosa. Funcionários e presos que passaram pelo local após a morte da "vó", como era chamada, contaram que o animalzinho não desgrudava do caixão.

- Nós tentamos retirá-la lá de dentro, mas ela não queria sair - disse a assistente social Marta Santos Rocha.

Milka só saiu de perto de dona Maria quando o número de visitantes aumentou. Deixou a sala mas, em minutos, voltou, para observar as mais de 20 pessoas que estavam ali naquele instante. Farejou em busca do cheiro da dona, deu a volta no caixão e deitou-se - como quem esperava o afago daquela que se foi.

Encontrada há cerca de quatro anos em frente à Fundação Patronato Lima Drummond e vive no pátio do local. Os funcionários explicaram que todos cuidam dos animais que vivem no Patronato, e prometeram: assim vai continuar.

Dona Maria adotava e protegia animais no patronato

O carinho entre o animal e Dona Maria tem explicação. Além de se dedicar às questões ligadas aos direitos humanos e trabalhar para a reinclusão dos condenados ao regime semiaberto, a senhora de 102 anos adorava bichos. Além de Milka, outros quatro cachorros vivem no local. Gatos e um periquito também tinham a amizade da vó.

- Ela não deixava ninguém maltratar os animais. Tinha vários cachorros e dois gatos que ela adotou - disse um dos presos.


Ritinha, um periquito levado por outro detento há seis meses para o local, também era um dos "xodós" da idosa.

 
Dona Maria com Ritinha, o periquito de um dos detentos
Foto: Roberto Sotello/Arquivo Pessoal

- Um dia eu trouxe o periquito para cá, ele tinha uns três meses, aí a vó gostou e começou a brincar - explicou o preso.

Roberto Sotello, 50 anos, cuidador de Dona Maria desde o ano 2000, lembrou que a idosa sempre teve cachorro, e adorava a todos - animais e pessoas:

- Ela era um sinônimo de amor. Não sei se eu cuidava dela ou ela de mim.

Veja as imagens de Milka no velório:


MAIS SOBRE

Últimas Notícias