Notícias



Contaminação

Anvisa interdita lote de extrato de tomate com pelo de rato

Agência informou que foi notificada pela vigilância de Minas Gerais

19/09/2014 - 10h08min

Atualizada em: 19/09/2014 - 10h08min


Reprodução / Divulgação
Fragmentos de pelo de rato foram encontrados em produto da marca Knorr Elefante

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mandou interditar um lote do extrato de tomate da marca Knorr Elefante nesta sexta-feira. Conforme o órgão, foram encontrados "fragmentos de pelo de roedor acima do limite de tolerância estabelecida (1 em 100g)".

Achou estranho existir um limite tolerável de pelo de rato em alimentos? Saiba como funcionam as regras da Anvisa.

O lote L6 do extrato de tomate tinha validade até 21/05/2015 e havia sido fabricado pela empresa Cargill Agrícola. A Anvisa informou que foi notificada pela Vigilância Sanitária de Minas Gerais e que aguarda a empresa encaminhar o mapa de distribuição e a comprovação de recolhimento do lote.
Anvisa proíbe comercialização de emagrecedor em cápsulas
Anvisa proíbe venda de lotes de paracetamol e de outros cinco remédios

Conforme a Anvisa, também foi interditado cautelarmente um lote de Suspiro Duplo, da marca Doces Arapongas Prodasa, fabricados por Produtos Alimentícios Arapongas S.A - Prodasa.

O lote citado, que possui validade até 28/11/2014, também obteve resultados insatisfatórios nas análises de rotulagem e de matéria estranha macroscópica e microscópica, onde foi constatado a presença de fragmentos de vidro no produto.

Leia as últimas notícias de Zero Hora

Ambas as determinações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) e vigoram pelo prazo de 90 dias.

Em resposta à Zero Hora, a Cargill avisou que está tomando as medidas cabíveis para avaliar o caso junto à Anvisa e à Vigilância Sanitária do Estado de Minas Gerais, na tentativa de comprovar a adequação do produto cautelarmente interditado. A empresa já apresentou recurso contra o  resultado da análise e afirmou que cumpre todas as normas de segurança e padrões de higiene e qualidade.

* Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias