Porto Alegre



Transporte coletivo

Ao vivo: prefeitura detalha licitação do sistema de ônibus em Porto Alegre

Documento será publicado no Diário Oficial desta sexta-feira

19/09/2014 - 10h16min

Atualizada em: 19/09/2014 - 10h16min


Leia todas as notícias de Zero Hora
Leia todas as notícias de Porto Alegre 
Leia todas as notícias de trânsito





Félix Zucco / Agencia RBS
Sistema de ônibus da Capital opera sem licitação desde 1920

O documento que mostra os principais pontos da licitação do sistema de ônibus de Porto Alegre será publicado nesta sexta-feira, no Diário Oficial. Em entrevista coletiva, o prefeito José Fortunati explica os detalhes do concurso, que será aberto a empresas estrangeiras.

Em março, foi lançada a primeira licitação, mas não apareceram interessados na data marcada para a entrega das propostas, em junho. Algumas informações da licitação foram divulgados, mas a essência do documento foi resguardada para evitar ações judiciais das companhias de ônibus que poderiam inviabilizar até mesmo o lançamento da concorrência.

Acompanhe a cobertura ao vivo da entrevista coletiva

O sistema de ônibus de Porto Alegre nunca foi licitado. Em 1920, a operação foi iniciada, mas desde então funciona por meio de permissões. A Capital tem 1.703 ônibus em 400 linhas, operados em três consórcios (STS, Unibus e Conorte) e pela empresa pública Carris. As permissões atuais datam da década de 1970, quando passaram a ser concedidas por linha e apenas para empresas, e não mais para operadores individuais.

Um ano de discussões sobre o transporte coletivo de Porto Alegre

 

 

*Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias