Porto Alegre



Porto Alegre

Árvores são retiradas para início da obra do binário da Praia de Belas

Trabalho visa melhorar a circulação de pedestres e veículos na área

15/09/2014 - 20h59min

Atualizada em: 15/09/2014 - 20h59min


Fernando Gomes / Agencia RBS

A retirada de dezenas de árvores na Praça Rotary, em frente ao Grêmio Naútico Gaúcho, em Porto Alegre, é o pontapé inicial para a implantação do binário entre as avenidas Praia de Belas e Borges de Medeiros. A obra, uma contrapartida do Praia de Belas Shopping devido à ampliação do local, visa melhorar o trânsito e a segurança dos pedestres nas vias.

O sistema binário transforma ruas paralelas de mão dupla em ruas de sentido único. Com isso, a Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) espera diminuir os congestionamentos nas avenidas. Embora o projeto estivesse pronto desde fevereiro, a prefeitura decidiu autorizar a realização da obra somente após a Copa do Mundo.

 - O trabalho poderia não terminar até o Mundial e, mesmo se fosse concluído, teríamos que reencaminhar nossos projetos de mobilidade urbana para a Fifa. Então, achamos melhor esperar - explica o secretário de Mobilidade Urbana e diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Luis Cappellari.

Confira outras reportagens sobre Porto Alegre
Leia as últimas notícias de Zero Hora

Conforme o Escritório-Geral de Licenciamento e Regularização Fundiária (EGLRF) da prefeitura de Porto Alegre, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) autorizou, em novembro de 2013, a remoção de 74 árvores da Praça Rotary para a implantação do binário. O trabalho iniciou nesta segunda-feira, quando dezenas de plantas foram retiradas do local. Devido à ação, a empresa responsável pela obra deverá realizar o transplante de 14 jerivás junto ao viaduto Dom Pedro II e o plantio de 220 mudas de árvores nativas nos bairros Menino Deus e Praia de Belas.

- O plantio das mudas deve iniciar em 90 dias, em locais apontados no projeto de arborização dos bairros, que ainda está em andamento. Algumas árvores serão plantadas na praça, que será ampliada - explicou a secretária Ana Pellini, responsável pelo EGLRF.

O projeto prevê que a praça ganhe 2 mil metros quadrados. Cappellari explica que mil metros quadrados da área atual do local serão ocupados por uma ligação entre o Viaduto Dom Pedro II e a Avenida Praia de Belas, mas a praça ganhará um novo espaço, de 3,1 mil metros quadrados.

No trecho que compreende a Rua José de Alencar e o Viaduto dos Açorianos, onde atualmente existem sete travessias de pedestres, serão implantadas 17 faixas com semáforos, de acordo com Cappellari. A obra ainda prevê a melhoria nas paradas de ônibus, com sinalização e bancos. O objetivo da EPTC é transformá-las, no futuro, em estações para o BRT (ônibus de trânsito rápido, na sigla em inglês) Zona Sul.

A previsão inicial de entrega da obra era de 60 dias, mas um novo prazo deve ser discutido entre a prefeitura e a empresa responsável nesta terça-feira.

As mudanças previstas no projeto:

- A Avenida Borges de Medeiros, a partir do Viaduto dos Açorianos, passará a ser sentido único até a Avenida Padre Cacique.

- O viaduto Dom Pedro II, sobre a Avenida Padre Cacique, passará a ter uma ligação com a Avenida Praia de Belas.

- A Avenida Praia de Belas passará a ser sentido único da Rua Barbedo até a Rua da República.

- A Rua Barbedo, entre as avenidas Borges de Medeiros e Praia de Belas será destruída, e a área será anexada à Praça Rotary.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias