Eleições 2014



Rota do tráfico

Avião de candidata do MT desaparece na fronteira com Bolívia

Aeronave de Janete Riva (PSD), que não estava a bordo, pode ter sido levada por traficantes, segundo a Polícia Civil do Mato Grosso

21/09/2014 - 20h23min

Atualizada em: 21/09/2014 - 20h23min


A aeronave modelo King Air C90GTI, de propriedade da candidata ao governo de Mato Grosso Janete Riva (PSD) - que desapareceu com o piloto Evandro Abreu e o copiloto Rodrigo por volta das 13h30min do último sábado do aeroporto municipal de Pontes e Lacerda (483 km de Cuiabá) - pode ter sido levada por traficantes para a Bolívia, segundo informações da Polícia Civil.

A candidata não estava no avião no momento do sequestro e aguardava para embarcar para a cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, onde faria campanha com o candidato da coligação ao Senado, Ruy Prado. O município de Pontes e Lacerda faz fronteira com a Bolívia e há suspeita de que o avião tenha sido levado para o país vizinho, conforme a Polícia Civil, que começou a investigar o crime.

A região é considerada rota do tráfico de drogas e ainda segundo a polícia, este tipo de avião pode pousar em qualquer lugar, desde que a pista não seja muito curta. A autonomia da aeronave permite que ela chegue até a cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, onde há um posto de abastecimento. Os equipamentos de localização da aeronave foram desligados.

Leia as últimas notícias sobre as Eleições 2014
Leia todas as últimas notícias publicadas por ZH

O delegado regional da cidade, Jose Emílio Gadioli, manteve contato com a polícia da Bolívia e uma equipe brasileira foi enviada ao país. Gadioli disse que não houve testemunhas da ação dos bandidos durante o roubo e sequestro do avião. Segundo a assessoria da Polícia Civil, o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e a Polícia Militar, Polícia Federal foram mobilizados para investigar o paradeiro da aeronave.

Pilotos sequestrados

Em entrevista coletiva neste domingo, Janete Riva afirmou que sua preocupação é unicamente com os dois pilotos:

- A aeronave tem seguro e não nos preocupa. O nosso sentimento é de dor pelos pilotos sequestrados. Conhecemos o Evandro há mais de 20 anos e o Rodrigo trabalha conosco há mais de um ano. O que conforta, neste momento é saber que nestes tipos de sequestros, os pilotos são liberados em média de três dias depois.

Ao longo deste fim de semana, a candidata cumpria agendas de campanha na região oeste do Estado. Pouco antes do sumiço da aeronave, a equipe da assessoria de comunicação que a acompanha decolou do mesmo aeroporto, em um avião menor, seguindo para Vila Bela. Os candidatos foram por terra mas decidiram interromper a agenda para acompanhar o desfecho das investigações.

PF e Anac investigam uso de dois aviões por Eduardo Campos
Manobra pode ter causado queda de jato com Eduardo Campos
 
A candidata do PSD disse que manteve contato com um dos pilotos 15 minutos antes de chegar ao aeroporto para se preparar para decolar mas que ao chegar ao local a aeronave havia sumido. Ela tentou novo contato com os pilotos, mas o telefone não respondia mais.

Duas aeronaves

Em sua declaração de bens encaminhada à Justiça eleitoral, a candidata afirmou possuir uma aeronave modelo PA-31T2, Piper Aircraft, TPP, ano 1982. Ela explicou que o avião roubado pertence à família Riva e foi adquirido por meio de leasing (financiamento semelhante a um aluguel, no qual o bem só passa a ser de propriedade do comprador após a quitação dos pagamentos). O seguro está em nome da empresa Floresta Viva, de propriedade da candidata.

Agência Estado


MAIS SOBRE

Últimas Notícias