Entretenimento



Gurizada medonha

Bandas de metal formadas por crianças e adolescentes fazem sucesso

Grupos como Babymetal e Unlocking the Truth fazem turnês e assinam contrato com gravadoras

01/09/2014 - 07h02min

Atualizada em: 01/09/2014 - 07h02min


Gustavo Brigatti
Gustavo Brigatti
Enviar E-mail
babymetal.com / Divulgação
A japonesa Babymetal foi formada em 2010 por uma agência de talentos

Crianças cantando costumam arrancar tantos sorrisos da audiência quanto um vídeo de bebês panda. A não ser que elas estejam chacoalhando suas cabecinhas enquanto detonam um heavy metal tão violento que extinguiria de vez os ursos panda do planeta. Esse é o mundo da Babymetal e da Unlocking the Truth, duas bandas formadas por uma gurizada que, de fofinha, só têm a cara. E estão dando o que falar.

A japonesa Babymetal é a que está há mais tempo na estrada. Montada em 2010 pela Amuse, uma gigantesca agência de talentos do Japão, mistura música pop oriental com death metal. O resultado desse bizarríssimo cruzamento ganha vida pelas vozes, coreografias e saias de tule de Suzuka Nakamoto (16 anos), Yui Mizuno e Moa Kikuchi (ambas com 10).

Após o lançamento do primeiro disco, em fevereiro deste ano, a Babymetal foi apadrinhada por Lady Gaga, que chamou as garotas para abrir alguns de seus shows pelos Estados Unidos. Tocando sozinhas em festivais, como Sonisphere, Summer Sonic e Heavy Montreal, foram tietadas por gente como Dave Mustaine, do Megadeth, e Kirk Hammett, do Metallica. E ganharam duas páginas na Metal Hammer, uma das mais prestigiadas publicações sobre heavy metal do mundo.

A história do Unlocking the Truth é um pouco diferente. Jarad Dawkins (bateria), Malcolm Brickhouse (guitarra) e Alec Atkins (baixo), todos na faixa dos 13 anos, estouraram no ano passado depois de serem filmados tocando suas composições nas ruas de Nova York. Impressionaram tanto que, em julho, assinaram contrato com a Sony que poderá chegar a US$ 1,7 milhão.

O trio virou habitué dos programas de TV nos EUA, tocou no festival Coachella e abriu para Guns N' Roses, Motörhead e Queens of the Stone Age. Tudo isso sem sequer lançar um disco - o mais próximo disto será um EP, ainda em fase de gravação, que deve chegar às lojas em novembro. E aí, é melhor tirarem os bebês panda da sala.

Babymetal

A mistura de pop japonês com heavy metal que a Babymetal toca ganhou uma denominação própria: kawaii metal. Kawaii é uma expressão japonesa para designar tudo o que é fofo - de personagens de desenhos animados a música e roupas. A aposta da banda segue bem nessa linha, com as vocalistas cantando com suas vozinhas infantis vestidas como bailarinas de satanás enquanto uma competente banda produz um instrumental pesado e rápido - calcado essencialmente no death metal, mas puxando também para o speed metal, gênero muito popular no Japão.

>> Entenda por que o preço das festas aumentou nos últimos anos
>> Conheça aplicativos que ensinam violão e aprenda a "tocar Raul"
>> VÍDEO: cinco músicas que sempre cantamos errado

Unlocking the Truth

Foto: divulgação


As influências do Unlocking the Truth vão do hard rock clássico do Led Zeppelin ao thrash metal do Metallica. Em suas apresentações ao vivo, mostram que dominam o assunto, criando riffs ao mesmo tempo pesados e melodiosos, acompanhados de uma bateria que parece ter o dobro do tamanho que tem na verdade. As composições são, em sua maioria, instrumentais - em entrevistas, o guitarrista Malcolm Brickhouse já disse mais de uma vez que prefere deixar a música falar por eles. E ela tem falado bem alto.

Outros metaleiros precoces

Bad 4 Good

Os integrantes desta banda, apadrinhada pelo guitarrista Steve Vai, não tinham mais de 16 anos quando lançaram seu único disco, em 1992. Refugee era basicamente aquele hard rock que tocava sem parar na MTV nos anos 1990.

>> Leia mais sobre música

Aaralyn & Izzy

No ano passado, os irmãos impressionaram os jurados do show de calouros America's Got Talent ao tocar uma canção composta por eles mesmos. Zombie Skin tinha Izzy (nove anos) tocando bateria enquanto Aaralyn (seis anos) arranhava a garganta no melhor estilo black metal.

Heene Boyz

Com idades entre 11 e 15, os integrantes desse power trio americano já lançaram seu segundo álbum e vão de Black Sabbath a Guns N' Roses.

Leia mais notícias de entretenimento


MAIS SOBRE

Últimas Notícias