Eleições 2014



Eleições

Candidatos à Presidência tentam cativar indecisos no Rio Grande do Sul

Desta terça a sábado, os três principais concorrentes ao Palácio do Planalto desembarcam no Rio Grande do Sul para atividades de contato direto com a população e militantes. No Estado, índice de eleitores sem voto definido é quase duas vezes o do país

23/09/2014 - 04h02min

Atualizada em: 23/09/2014 - 04h02min


Com um percentual de indecisos quase duas vezes a média nacional, o Rio Grande do Sul entrou na rota dos presidenciáveis nesta semana. Entre esta terça-feira e sábado, Marina Silva (PSB), Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) desembarcam no Estado em busca do voto dos 12% dos eleitores que ainda não definiram seu voto para o dia 5 de outubro.

Leia todas as notícias de Zero Hora

No Brasil, o índice é de 7%, de acordo com a última pesquisa do Datafolha. A menos de duas semanas das eleições, os três candidatos apostam em atividades ao ar livre, como comícios e caminhadas, para alimentar a energia dos militantes e chamar a atenção dos indecisos. Também será possível gravar cenas para os derradeiros programas na TV (o horário eleitoral termina em 2 de outubro).

Marina chega nesta terça ao Estado pela segunda vez como candidata à Presidência. Em comício na Capital, a ex-senadora vai reforçar suas propostas e rebater os ataques que tem recebido nos programas eleitorais dos adversários.

Tucano é o único a visitar o Interior

Dos três, Aécio é o único que vai estender a passagem pelo Rio Grande do Sul ao Interior antes de seguir viagem para Santa Catarina. Na quinta-feira, usando um jatinho, o tucano passará por Santa Maria e Caxias do Sul. O candidato realizará caminhadas em pontos de concentração popular e terá a companhia de Ana Amélia Lemos (PP), candidata que lidera as pesquisas na disputa pelo Palácio Piratini.

No sábado, será a vez da campanha de Dilma se concentrar no Estado. Líder nas pesquisas entre eleitores do Rio Grande do Sul, nos cenários de primeiro e segundo turnos, a presidente vai participar de um comício ao ar livre. Com o objetivo de atrair mais de 15 mil pessoas - público estimado no ato anterior, no estacionamento do Gigantinho -, o PT escolheu a Praça México, na zona norte da Capital para o evento.

Os compromissos no Estado

Marina Silva (PSB)
Terça-feira - Concede coletiva de imprensa, às 19h30min, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. A partir das 20h, participa de um comício na Casa do Gaúcho, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia), com a presença do vice, Beto Alburquerque, e do candidato do PMDB ao Piratini, José Ivo Sartori.

Aécio Neves (PSDB)
Quinta-feira - Em Porto Alegre, o tucano participa de uma entrevista do Painel RBS, às 9h30min. De jatinho, segue para Santa Maria, onde faz caminhada no calçadão e, no começo da tarde, chega a Caxias da Sul para mais um corpo a corpo. A candidata ao governo Ana Amélia Lemos (PP) irá acompanhá-lo.

Dilma Rousseff (PT)}
Sábado - Ao ar livre, participa de comício de encerramento da campanha, ao lado do candidato à reeleição Tarso Genro e de Olívio Dutra. O ato está marcado para as 15h, na Praça México, no bairro Rubem Berta, na Capital. A escolha do local teria sido por uma questão de espaço, pois querem atrair mais militantes que o do comício no estacionamento do Gigantinho, realizado em agosto.

Dados do Datafolha | Create Infographics

Curiosidades

No Rio Grande do Sul, a rejeição a Dilma é de 24%, inferior à média nacional, de 33%.

Entre os gaúchos, Dilma venceria Marina por 47% a 38% em um embate direto.

A rejeição de Aécio cai de 21% no país para 13% no RS.

Em um segundo turno contra Marina, Aécio fica um ponto à frente dela no RS (40% a 39%).

Marina tem rejeição semelhante no Brasil e no RS: 22% e 21%, respectivamente.

Na resposta espontânea, Marina alcança 24% em todo o país e 19% no Rio Grande do Sul.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias