Notícias



Transtornos

Chuva provoca alagamentos no interior do Estado

Em Santa Rosa, no Noroeste, famílias precisaram deixar suas casas nesta terça-feira

30/09/2014 - 12h26min

Atualizada em: 30/09/2014 - 12h26min


Vilson Winkler / Divulgação
Em Porto Mauá, nível do Rio Uruguai estaria subindo 35 centímetros por hora

A chuva que se intensificou em vários pontos do Rio Grande do Sul desde segunda-feira já provoca transtornos em municípios do norte e noroeste do Rio Grande do Sul.

Em Santa Rosa, no Noroeste, vários riachos transbordaram com a forte chuva da madrugada desta terça-feira. Os alagamentos atingiram pelo menos 10 bairros e uma localidade, desalojando cerca de 60 famílias, que foram abrigadas no salão comunitário e no parque de exposições do município. O resgate dos moradores envolveu Bombeiros, Exército e Defesa Civil.

Moradora de Santa Rosa registrou alagamento de sua casa, no centro da cidade
Foto: Natalia Lenz, Arquivo Pessoal

Já em Porto Mauá, município do norte do Estado que padeceu com as cheias no final de junho, quando mais de 240 famílias ficaram desabrigadas, está de olho na subida do nível do Rio Uruguai. Até o final da manhã desta terça, estava em torno de 9 metros acima do normal, subindo cerca de 35 centímetros por hora. O alerta começa quando o número se aproxima dos 13 metros, e a água começa a atingir casas na cidade. Em junho, o rio subiu mais de 17 metros.

RS registra os cinco maiores volumes de chuva em julho no Brasil
Leia as últimas notícias de Zero Hora  

Os municípios de Campinas das Missões, Cerro Largo, São José do Inhacorá, Porto Xavier, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Roque Gonzalez e Porto Lucena também foram afetados por alagamentos. Em Campinas da Missões, quatro famílias estão desalojdas, enquanto em Cerro Largo, pelo menos 10 famílias tiveram de deixar suas residências.

Segundo a Defesa Civil do Estado, as regiões afetadas foram alertadas na sexta-feira para a possibilidade de a chuva ultrapassar os 150mm (80mm já é considerado um grande volume de chuvas) nesta semana, o que se confirmou. A situação, no entanto, é considerada sob controle.

- Não é nada semelhante ao que se passou meses atrás. Estamos monitorando o nível de todas as barragens e está tudo sob controle - diz o sargento Luiz Lima da Luz, do Centro de Operações da Defesa Civil.

As chuvas também foram a causa um deslizamento de terra que acabou por bloquear parte da RS-480 em Erval Grande, no Norte. Conforme a Defesa Civil, o trecho, na altura do km5 da rodovia, permanece bloqueado.

Na segunda-feira, a chuva e consequente cheia do Rio das Antas provocam a interrupção total da ponte que liga Cotiporã a Bento Gonçalves. A passagem foi totalmente encoberta pela água por volta das 15h. A terça-feira amanheceu com chuva e sem perspectiva de normalização da situação.

*ZERO HORA


MAIS SOBRE

Últimas Notícias