desabilitada Geral



Restinga Seca

"De tanto insistir, insistir e insistir, acabaram arrastando o guri", diz mãe de adolescente desaparecido no Rio Jacuí

Zenilda Passos Carvalho, mãe do adolescente desaparecido, acompanha as buscas dos bombeiros

22/09/2014 - 19h45min

Atualizada em: 22/09/2014 - 19h45min


Pâmela Rubin Matge
Pâmela Rubin Matge
Enviar E-mail

Sem dormir e comer adequadamente há mais de três dias, a dona de casa Zenilda Passos Carvalho, mãe do adolescente desaparecido, acompanha, sentada em uma cadeira de praia, as buscas dos bombeiros. Ela chega por volta das 7h e só sai ao anoitecer da beira do Rio Jacuí, bem próximo ao local de onde o filho foi visto pela última vez durante uma cerimônia de batismo de uma igreja evangélica. Vizinhas e familiares prestam solidariedade e se juntam a Zenilda, levando lanches, chá e café. Quem passa na estrada de chão batido, único caminho para chegar até esse local, no interior de Restinga Seca, consegue ouvir o choro e as orações vindas das margens do rio. Confira, abaixo, uma entrevista com Zenilda:

Diário de Santa Maria _ Onde a senhora estava na sexta-feira, quando Rafael foi ao batismo?
Zenilda Passos Carvalho _ Eu estava fazendo faxina em uma casa bem ao lado da minha, só dividida por uma cerca. O pai dele, trabalhando em uma construção em Camobi. Estavam só ele e a Andreza. Cheguei a vê-lo saindo de mochila, de cabeça baixa e desanimado, até entrar em um carro branco.

Diário _ O Rafael havia comentado a respeito do batismo que aconteceria na sexta-feira?
Zenilda _ Naquele dia, não. Ele dizia que o missionário Clóvis já tinha o convidado, mas afirmava que não queria ser batizado, pois não se sentia preparado. Na verdade, a gente ia à igreja há anos, e só o convencemos de ir há dois, mas ele nunca gostou.

Diário _ Então, o missionário era próximo de Rafael e da família? E o pastor Alenir?
Zenilda _
A gente ia na igreja todos os domingos, e ele (o missionário) ia lá em casa todas as terças para pregar a palavra e fazer oração. Acabou se tornando amigo do Rafael e ensinou ele a tocar violão. De tanto insistir, insistir e insistir, a Andreza acabou decidindo se batizar, e acabaram arrastando o guri para cá (para o rio Jacuí) também. O pastor Alenir não foi. Acho que ele não sabia do batismo.

Diário _ E o que o missionário argumentava nessas insistências?
Zenilda _ Olha, eu nunca entendi direito. Ele dizia que precisávamos nos batizar para ficarmos livres quando Deus voltasse à terra. Eu também cheguei a dizer que não estava preparada, mas ele dizia que, para o batismo, não precisava estar.

Diário _ A senhora tem esperança de encontrar seu filho?
Zenilda _ Tenho fé em Deus e só tenho uma dor que me rasga o peito. Só peço que justiça seja feita para quem matou meu filho.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias