Grêmio



Atenção total

Grêmio terá orientadores infiltrados para evitar tumultos na torcida

Clube e Arena tentam evitar casos de racismo e brigas entre torcedores

16/09/2014 - 19h29min

Atualizada em: 16/09/2014 - 19h29min


Luís Henrique Benfica
Luís Henrique Benfica
Enviar E-mail
Fernando Gomes / Agencia RBS

Encarado como jogo de risco, por marcar a volta à Arena do goleiro Aranha, pivô da exclusão do Grêmio da Copa do Brasil no julgamento de primeiro grau, Grêmio e Santos deixa em alerta clube, Brigada Militar e Ministério Público. O Grêmio lembra seus torcedores sobre atos que possam agravar ainda mais a situação no Pleno do STJD, dia 26. Confira as providências para a partida desta quinta-feira, às 20h30min, pelo Brasileirão.

Infiltrados entre os torcedores, orientadores da Arena Porto-Alegrense tentarão coibir, na origem, qualquer tumulto na partida desta quinta-feira. Esta é uma das providências adotadas pela gestora do estádio, em conjunto com o Grêmio, para que a imagem do clube não volte a sofrer abalo, após o caso Aranha. Um número maior de câmeras estará direcionado para a arquibancada norte. Na central de monitoramento, funcionários estarão atentos a qualquer anormalidade para coibi-la no ato.

Felipão: "Vê se eles vão cair na esparrela do Aranha"

Em vez de quatro, cada torcedor pode adquirir somente um ingresso. E apenas pela internet, para que fique registrado seu nome, telefone e endereço, através de cadastro prévio. Marcelo Jorge, gerente de operações da Arena, diz que a medida limita a ação dos cambistas e permite maior diversificação do público naquele setor.

- Acredito em bom senso desta vez. Quem agiu mal se assustou com o mal feito a uma comunidade de milhões de torcedores. Foram causadores da exclusão do clube de uma competição - afirma Lauro Noguez, assessor da presidência para assuntos de torcida.

Leia mais notícias do Grêmio

Não são apenas eventuais novas manifestações racistas que preocupam a Promotoria do Torcedor do Ministério Público para o jogo. As rixas entre a Geral e outras torcidas organizadas do Grêmio, como a Família, composta por amigos do falecido torcedor Cristiano Roballo Brum, o Zóio, deixam em alerta o promotor José Francisco Seabra. Em abril, as duas organizadas brigaram em Grêmio e Nacional, pela Libertadores, com 26 prisões. Desde então, asa duas facções trocam ameaças.

Francisco Seabra espera que a diretoria de segurança da Arena, em ação conjunta com a Brigada Militar, tome providências para evitar o encontro desses torcedores, tanto dentro como fora da Arena. Lembra, também, que em Grêmio e Santos, além do episódio do racismo, houve outros episódios graves, como a tentativa de invasão da zona mista e o arremesso de um celular dentro de campo.

Para acabar com o que define como "sensação de impunidade", a Promotoria do Torcedor também cobra vídeos mais esclarecedores, que possibilitem a identificação mais rápida dos envolvidos.

A proximidade do julgamento do recurso do Grêmio no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) faz Francisco Seabra acreditar em comportamento civilizado dos torcedores.

- Eles sabem que qualquer situação anormal poderá influir animicamente no parecer dos auditores e agravar ainda mais a situação do clube. Os olhos do país estarão voltados para o jogo - diz. 

A Brigada Militar aumenta o efetivo para a partida, informa o coronel João Diniz Godoy, comandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC). Policiais do Batalhão de Operações Especiais (BOE) estarão atentos a movimentos suspeitos na arquibancada norte, em condições de rápida intervenção. Os cuidados serão os mesmos adotados nas vezes em que Ronaldinho veio à Capital como jogador de Flamengo e Atlético-MG para enfrentar o Grêmio.

- Como os torcedores sabem que serão monitorados, confio que este será um dos dos mais fáceis para se traballhar - afirma Godoy.

O Grêmio cogitou uma acolhida a Aranha, mas desistiu diante da resistência do goleiro do Santos em aceitar uma trégua. 

Leia também:
STJD nega pedido do Grêmio de suspensão do sorteio da Copa do Brasil
Em programa de TV, Patrícia Moreira diz que quer "abraçar Aranha"


Acompanhe o Grêmio no Brasileirão através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:

Android

IOS


MAIS SOBRE

Últimas Notícias