Esporte



Injúria racial

Jogador do Boa Esporte registra boletim de ocorrência acusando zagueiro do Avaí de chamá-lo de macaco

Episódio teria acontecido após uma dividida na área do Boa Esporte, neste sábado, na Ressacada

27/09/2014 - 23h12min

Atualizada em: 27/09/2014 - 23h12min


Pouco tempo depois da vitória do Avaí sobre o Boa Esporte, por 2 a 0 pela 26ª rodada da Série B, uma imagem tomou conta da internet. No vídeo, o zagueiro Antonio Carlos, do Leão, supostamente chama o atacante Francis, da equipe mineira, de macaco. Próximo às 21h deste sábado Francis, acompanhado do supervisor Marcos Antônio Gomes e do diretor de Futebol, Roberto Moraes, foi até a 1ª Delegacia de Polícia da Capital e fez um Boletim de Ocorrência.

::: Vídeo: a opinião de Roberto Alves: "Racismos de novo?"
::: Castiel: Depois do que houve com o Grêmio, Avaí pode ter problemas
::: Em homenagem a João Grah, Avaí vence o Boa e volta a vice-liderança

No documento, ele afirma que o zagueiro do Avaí o chamou de "macaco do ca..." e que depois do ocorrido ele procurou o árbitro da partida, Guilherme Ceretta de Lima, e o avisou. Porém, o juiz mandou seguir o jogo. No fim da partida, Antonio Carlos teria procurado Francis para pedir desculpas, mas o atacante do Boa não aceitou.

• Confira a imagem da TV:


- Após o jogo ele chegou transtornado e com o semblante fechado. Me procurou e disse que o jogador de número três xingou ele e chamou de macaco. Eu perguntei para ele por que não fez nada na hora. E o Francis disse que não fez nada em respeito ao rapaz que morreu (João Grah, torcedor do Avaí homenageado no jogo) e que deixou para falar com a gente depois do jogo - explicou supervisor do Boa Esporte, Marcos Antônio Gomes.

O DC foi até o hotel onde a equipe mineira está hospedada em Florianópolis, porém Francis já estava dormindo e não pode atender a reportagem.

- Ele ficou muito chateado, desligou o telefone. Os outros jogadores saíram para lanchar e ele não quis ir junto. Preferiu ficar no quarto - disse Marcos.

Ainda não se sabe se o árbitro do jogo irá colocar a reclamação de Francis na súmula do jogo. Recentemente, o Grêmio foi punido com a perda de três pontos, e consequentemente foi eliminado, na Copa do Brasil por um episódio semelhante.

No jogo de ida contra o Santos, o goleiro Aranha foi xingado por integrantes da torcida gaúcha e o caso levado para o STJD que puniu o Tricolor Gaúcho.

O Boa Esporte ainda não decidiu se entrará com uma denúncia no STJD.

- Foi feito o B.O e ainda vamos conversar com o departamento jurídico em Varginha (MG) para ver as medidas. Mas com a repercussão que está acontecendo acho que não há a necessidade de a gente fazer uma denúncia porque com as imagens e tudo que aconteceu o próprio STJD pode fazer uma denúncia - analisou o supervisor.

A diretoria do Leão disse que não se pronunciará sobre o B.O já que o clube não foi denunciado e apenas o atleta foi citado.

• Veja o Boletim de Ocorrência feito por Francis:

Charles Guerra / Agencia RBS
Francis (de vermelho) acusa Antonio Carlos de racismo

MAIS SOBRE

Últimas Notícias