Vida



Alerta na balança

Obesidade combinada com estresse oferece duplo risco à saúde

Pesquisadores estudaram a relação entre o peso as doenças induzidas pelo estresse

23/09/2014 - 15h02min

Atualizada em: 23/09/2014 - 15h02min


Sergey Poluyan / Dreamstime

Pessoas acima do peso têm maior risco de desenvolver doenças relacionadas ao estresse, como diabetes tipo 2, problemas cardiovasculares e câncer, de acordo com um novo estudo realizado pela Universidade Brandeis, nos Estados Unidos.

Segundo os pesquisadores, já se sabia que o estresse psicológico pode desencadear respostas biológicas semelhantes aos efeitos de uma doença ou lesão - como inflamações, por exemplo. Embora a inflamação normal seja importante para verificar a resposta de cura do nosso corpo, o problema pode contribuir para doenças crônicas e com risco de vida.

Conheça três ideias simples para superar a obesidade infantil

Os pesquisadores de Brandeis observaram que as pessoas com sobrepeso e obesas têm níveis mais elevados de inflamação proveniente do estresse do que aquelas dentro do peso.

- Sabemos que os indivíduos com sobrepeso e obesidade já têm alguma inflamação crônica de baixo grau. Agora, parece que quando você adiciona estresse à mistura, forma uma dupla perigosa - diz o professor de psicologia Nicolas Rohleder.

Os cientistas mediram a interleucina-6 (IL-6), um agente inflamatório ligado ao stress, para avaliar os níveis de inflamação em pessoas com peso normal e em obesos.

Mortes por obesidade triplicam no Brasil em 10 anos

No primeiro dia de teste, os indivíduos magros e obesos reagiam de maneira semelhante ao estresse . No segundo dia, no entanto, os níveis de IL-6 dos participantes com excesso de peso estava quase duplicada, enquanto que os níveis dos participantes mais magros permaneceram os mesmos que no dia anterior.

- Parece que cada ponto percentual de gordura corporal faz com que a pessoa seja mais suscetível à inflamação - diz o pesquisador McInnis.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias