Entretenimento



Poa Em Cena

Opinião: "Sonho de uma Noite de Verão" é um espetáculo magnífico

Peça será apresentada neste final de semana, no Theatro São Pedro

20/09/2014 - 11h50min

Atualizada em: 20/09/2014 - 11h50min


Estamos acostumados a ver atores americanos de cinema, bons, maus, ótimos, mais ou menos, às vezes péssimos. Mas atores americanos de teatro é uma raridade. Principalmente quando todos são excelentes. É o caso do elenco da montagem de Sonho de uma Noite de Verão da companhia The Actors’ Gang, com direção de Tim Robbins, encerrando com chave de ouro o 21º Porto Alegre Em Cena.

>> Tim Robbins fala sobre teatro e comenta a grande atração do Poa Em Cena, "Sonho de uma Noite de Verão"

>> Confira cobertura completa do 21º Porto Alegre Em Cena

E, quando o talento do ator se mostra estimulado por uma encenação criativa, aí então o prazer do espectador é completo, quase um orgasmo estético, se é que me permitem utilizar a metáfora chula. Tem mais. E quando essa encenação criativa realizada com atores excelentes está sedimentada num texto genial, como é o caso da peça de Shakespeare?

Bom, aí então nem é preciso dizer o que sentimos. Bastava ver a felicidade estampada na cara do público no dia da estreia, o riso, a leveza, as brincadeiras, o tom bem humorado dos comentários. E, convenhamos, não é um espetáculo fácil de ser assimilado, longo, texto em versos ditos muito rapidamente, o que tornava a leitura da tradução projetada na tela às vezes bastante difícil.

Mas a empolgação da plateia mostrou que tudo isso foi superado e que Shakespeare, quando bem encenado, continua mandando e desmandando na arte do teatro. A simplicidade da encenação, praticamente sem cenários e com figurinos aparentemente improvisados - resultado de problemas financeiros do grupo, segundo entrevista do diretor - foi substituída por soluções criativas e de rara beleza, como é o caso da floresta representada por galhos e flores que os atores trazem consigo e manipulam durante as cenas.

A trilha sonora é interpretada ao vivo por um duo de instrumentistas que, além da música, recria sons e ruídos de vento, plantas e bichos num universo habitado por fadas, elfos e outros seres fantásticos.
Sonho de uma Noite de Verão é um espetáculo magnífico para celebrar os 450 anos de Shakespeare e solidificar a importância cultural do Porto Alegre Em Cena.

Dianna Oliva - Day / Divulgação
A peça é dirigida por Tim Robbins

<?xml:namespace prefix = "o" ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />


A peça será apresentada neste sábado, às 21h, e domingo, às 18h, no Theatro São Pedro. Os ingressos estão esgotados para as duas sessões.

* Ator e diretor de teatro


MAIS SOBRE

Últimas Notícias