Esportes



Luta

Presidente da Federação Internacional de Jiu-Jitsu recebe Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre

Gaúcho Fernando Paradeda foi homenageado na última sexta-feira

21/09/2014 - 14h27min

Atualizada em: 21/09/2014 - 14h27min


Uma vitória do jiu-jitsu fora do tatame. Com mais da metade da vida dedicada à arte suave, o faixa preta Fernando Paradeda, de 38 anos, foi homenageado na sexta-feira com o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre. O prêmio é destinado a pessoas que tenham se destacado publicamente em suas áreas, contribuindo diretamente para o desenvolvimento social, econômico e humano da capital gaúcha. Atual presidente da Federação Internacional de Jiu-Jitsu e Associados (FIJJA), Paradeda recebeu a honraria em sessão solene pelas conquistas nacionais e internacionais que obteve quando competidor, pelos serviços prestados ao esporte e pelo trabalho que desenvolve atualmente com crianças em comunidades carentes da cidade.
 
- Foi um dia especial na minha vida. Mais do que o prêmio em si, o troféu mostra que estou no caminho certo e cercado de pessoas que me ajudam muito a fazer o que eu mais amo. Agradeço ao esporte, ao jiu-jitsu e a todos que sempre me incentivaram: família, amigos, parceiros de treino e de trabalho. Vou guardar junto com as minhas medalhas da época em que competia. São símbolos de esforço, dedicação e reconhecimento. Fora dos tatames, nossa vitória tem que ser diária, ajudando a quem precisa - explica Fernando Paradeda, dono de títulos mundiais e nacionais entre 1999 e 2003. 
 
Paradeda parou de competir, mas não deixou de lutar. É um dos idealizadores do projeto Guerreiros do Futuro, que oferece oficinas gratuitas de jiu-jitsu a 90 crianças com idade entre 10 e 16 anos de três comunidades da capital, 30 em cada. As seções são desenvolvidas na Aldeia da Fraternidade, no bairro Tristeza, na Associação dos Moradores e Amigos da Vila Tronco Neves e Arredores, no bairro Santa Teresa, e no Centro Cultural James Kulisz, no bairro Bom Jesus.
 
- O nome do projeto diz tudo: as crianças são o futuro da sociedade. Temos que apostar e investir nelas. Fizemos questão de entrar nessas comunidades onde muitas vezes não chega o apoio. Essa é a luta mais dura já encarei - avalia.
 
Entre os serviços prestados ao desenvolvimento da arte suave, Fernando Paradeda esteve durante uma década à frente da Federação Gaúcha (FGJJ). Soma mais de 80 eventos de luta como organizador, aplicando a experiência adquirida com e sem quimono - também estudou Administração de Empresas e é formado em Educação Física, hoje está cursando MBA de Gestão Empresarial. Em 2013, seu último ano como presidente da FGJJ, estabeleceu o calendário itinerante ao longo das seis etapas, ofereceu a maior premiação da história com viagens para competições internacionais (R$ 160 mil em passagens e hospedagens), viu recordes de inscrições e público serem quebrados (3500 atletas e 8000 espectadores, somando todos os eventos) e incentivou a criação da Jiu-Jitsu Mais, categoria exclusiva para atletas com necessidades especiais.
 
- Comecei a treinar com 18 anos e sempre ajudei a Federação, carreguei muito tatame nas costas. Como atleta, participei de todas as competições que aconteciam. Fui me dedicando e isso mudou minha vida. Meu objetivo principal sempre foi desenvolver o Jiu-Jitsu no Rio Grande do Sul, expandir, dar estrutura para os atletas poderem evoluir física e tecnicamente. Era preciso criar essa cultura de competição, porque isso vai desenvolver o esporte nas cidades. Nunca fiz nada sozinho, sempre contei com a ajuda de pessoas fundamentais. Essa conquista não é só minha, é de todos que participam do processo - finaliza.

*ZHESPORTES

Juliano Araujo / Absoluto Imagem

MAIS SOBRE

Últimas Notícias