Vida



Nova estação

Primavera começa nesta segunda e estação será marcada pela chuva

A partir de 15 de outubro, a previsão é de que os dias sejam mais secos e quentes

22/09/2014 - 04h34min

Atualizada em: 22/09/2014 - 04h34min


Depois de um inverno de araque - o mais quente dos últimos oito anos -, a primavera de 2014 não deve oferecer surpresas aos gaúchos. Poucas alterações nos totais mensais de chuva e temperatura amena caracterizam a estação que começa oficialmente nesta segunda, mais precisamente às 23h29min.

O guarda-chuva segue indispensável até o início de outubro, quando aumenta a ocorrência de raios e "complexos convectivos" - sistemas que provocam chuva em períodos curtos. Incursões de massas de ar frio podem baixar a temperatura, mas a tendência é que, a partir de 15 de outubro, os dias sejam mais secos e quentes: os termômetros podem chegar a 30ºC, conforme previsão da Somar Meteorologia.

Insetos ficam mais ativos e se proliferam

Embora haja a expectativa de formação do El Niño, o que normalmente traz muita chuva à Região Sul, o fenômeno deve ser de baixa intensidade, permitindo um período mais aquecido.

Leia as últimas notícias de Zero Hora

- Vai ser uma primavera comum. Com a diminuição das chuvas, o clima vai ficando mais seco e as temperaturas, mais amenas. A previsão para dias de calor é consequência da maior incidência solar, já que os dias começam a ficar mais longos à medida em que se aproxima o verão - diz Thiago Robles, meteorologista da Somar.

A Somar alerta que, com o desabrochar das flores, os insetos também ficam mais ativos e se proliferam. Formigas, baratas, cupins e mosquitos saem da época de dormência (outono e inverno) e aumentam seu metabolismo. A dica é retomar os cuidados em casa e recorrer a serviços de dedetização dos ambientes.

Foto: Marcelo Oliveira, Agência RBS

Marcelo Oliveira / Agencia RBS
Poucas alterações nos totais mensais de chuva e temperatura amena caracterizam a estação

MAIS SOBRE

Últimas Notícias